Bons motivos não faltam ao longo de todo o ano para quem deseja abrir uma garrafa de vinho, porém, a chegada da temporada de frio estimula o hábito. Com as temperaturas mais baixas e a permanência maior em casa, a pedida por vinhos mais encorpados cresce e, nesse contexto, é hora dos tintos protagonizarem a cena.
Muito dessa preferência está associada à harmonização com os alimentos consumidos durante o inverno: vinhos tintos casam bem com comidas mais quentes e gordurosas e é neste cenário em que rótulos como Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat ganham ainda mais espaço à mesa para acompanhar pratos como sopas, fondues, assados e massas.
— Vinho é perfeito para consumir o ano todo, mas o inverno é mais convidativo, e a composição dos tintos é rica em polifenóis, tem mais acidez e, geralmente, contam com um teor alcoólico um pouco mais alto. O que casa melhor com o frio, já que os taninos ficam mais agradáveis nas baixas temperaturas — explica Ricardo Morari, enólogo chefe da Vinícola Garibaldi.
Variedade para conquistar diferentes maneiras de consumir
A Cooperativa Vinícola Garibaldi tem opções que atendem a essa demanda de clima gelado. Tanto em variedade quanto em questão de corpo, já que o inverno pode ser significativamente oportuno para apreciadores que querem iniciar o consumo de tintos secos. Neste caso, o Granja União Cabernet Sauvignon é uma sugestão que harmoniza com carnes vermelhas e massas com molhos mais estruturados, além de queijos e embutidos.
— Os vinhos da linha Granja União contam com um estilo jovem e têm características mais frutadas. São ideais para o consumo do dia a dia, já que o teor alcoólico costuma ser mais baixo e podem ser servidos em um almoço, por exemplo — sugere Morari.
Já para consumidores que preferem uma bebida com maior complexidade, a cooperativa indica os tintos da linha Garibaldi. Entre eles, o Merlot Reserva, um vinho mais encorpado, que pode acompanhar um jantar ou até se tornar uma elegante opção de presente.
Quem procura um tinto para acompanhar momentos especiais pode experimentar o vinho nobre Garibaldi Reserva 90 Anos, que foi especialmente elaborado em comemoração ao aniversário de nove décadas de fundação da Cooperativa — celebrado em janeiro. O rótulo é um blend de quatro variedades de uva, em que a Tannat é a predominante, acompanhada da Merlot, Marselan e Ancellotta.
Para conhecer todos os vinhos da Cooperativa Vinícola Garibaldi clique aqui.