Por possuir inúmeros benefícios, a canjiquinha de milho é um alimento que pode ser consumido diariamente dentro da nossa dieta, sendo um ótimo ingrediente para quem se preocupa com a saúde na alimentação.
Como ressaltam a nutricionista Fernanda Camboim Rockett e a professora do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos (ICTA) Bruna Tischer:
- Evidências científicas têm mostrado que o consumo de milho pode estar associado a diversos benefícios para a saúde, como a redução do risco de doenças crônicas (doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, obesidade, alguns tipos de câncer), e com a melhoria da saúde do aparelho digestivo, devido ao fato deste vegetal ser rico em nutrientes e compostos bioativos, entre eles, os compostos antioxidantes. Esses benefícios não são provenientes apenas de nutrientes básicos presentes nesse vegetal, como os carboidratos e fibras dietéticas, mas também de vitaminas (A, B, E e K), minerais (magnésio, potássio e fósforo), uma ampla gama de compostos fenólicos (ácidos fenólicos e fiavonoides), carotenoides (luteína, zeaxantina, β-criptoxantina, β-caroteno e α-caroteno), amidos resistentes, esteróis, ligninas, entre outros. A composição nutricional do milho e seus produtos derivados varia. Para termos uma ideia, 50g de canjiquinha de milho fornece 195 calorias, 40g de carboidratos, 3,7g de proteínas, 2,2g de gorduras totais e 1,3g de fibra alimentar - explicam as profissionais.
Além desses benefícios, a iguaria feita com grãos de milho oferece um sabor maravilhoso e bem característico, podendo ser preparada tanto em versões doces quanto salgadas. Seja para uma festa junina ou para espantar o frio, fazer uma receita de canjiquinha é sempre muito bom.
Para te ajudar, compartilhamos essa versão salgada com frango para você experimentar.
Canjiquinha com peito de frango
Rendimentos: 6 porções
INGREDIENTES PARA A CANJIQUINHA:
- 2 xícaras de canjiquinha Fritz & Frida
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 1 alho-poró
- 1 folha de louro
- 1 cenoura
- Manteiga
- Queijo parmesão ralado Fritz & Frida
- Sal Fritz & Frida a gosto
- Legumes e frango opcionais
MODO DE PREPARO:
- Em uma panela de pressão, refogue uma cebola cortada grosseiramente, a cenoura, o alho e o alho poró. Em seguida adicione a canjiquinha, um pouco de sal, a folha de louro e água quente, fechando a panela na sequência. Deixe cozinhar por 10 minutos após levantar pressão.
- Passado o tempo, abra a panela e separe a canjiquinha dos legumes e das ervas.
- Em outra panela, refogue a outra cebola picada com um pouco de manteiga e adicione a canjiquinha pré cozida. Mexa bem e adicione mais água (se necessário) e vá mexendo, até a canjiquinha estar macia.
- Prove e corrija o sal se necessário, ao final, adicione mais uma colher de sopa de manteiga o parmesão ralado e mexa bem para dar cremosidade.
PARA A MONTAGEM:
Em um prato, disponha a canjiquinha, adicione legumes frescos ao redor para decorar, como alho-poró, pimenta e tomate. Finalize com o frango grelhado cortado em tiras finas por cima.
APOIO
Fernanda Camboim Rockett
Nutricionista, Mestre em Medicina: Ciências Médicas (UFRGS) e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFRGS).
Bruna Tischer
Professora adjunta no Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos (ICTA), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Engenheira de Alimentos, Mestre e Doutora em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (UFSM).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
• Tabela brasileira de composição de alimentos/NEP –UNI- CAMP.- 4. Ed. Campinas: NEPA- UNICAMP, 2011.
• Siyuan Sheng, Tong Li, RuiHai Liu. Corn phytochemicals and their health benefits. Food Science and Human Wellness, 2018.
• Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., Brasília: Ministério da Saúde, 2014.