Dave Coulier, da série Três é Demais, revelou que foi diagnosticado com linfoma não Hodgkin estágio 3. O ator contou, em entrevista à revista People, que descobriu a doença em outubro, após uma infecção respiratória que causou inchaço nos gânglios linfáticos.
Segundo Coulier, o médico recomendou exames após constatar o aumento do inchaço, deixando uma área do tamanho de uma bola de golpe, além de uma biópsia.
"Três dias depois, meus médicos me ligaram de volta e disseram: 'Gostaríamos de ter notícias melhores para você, mas você tem linfoma não Hodgkin, chamado de células B e é muito agressivo", detalhou o ator para a People.
O artista relatou que começou a quimioterapia duas semanas após o diagnóstico, e conta com o apoio de amigos próximos da área médica, além de manter uma perspectiva positiva, pensando na sua esposa Melissa Bing e o filho Luc.
“Pensei, sabe de uma coisa, eu vou ser forte durante isso, não apenas por mim, mas eu vou ser forte por ela", contou.
Coulier relembrou o histórico da família, que já sofreu perdas para o câncer de mama: “Perdi minha mãe para o câncer de mama. Perdi minha irmã Sharon para o câncer de mama. Ela tinha 36 anos. Perdi minha sobrinha, Shannon. Ela tinha 29 anos. Eu vi o que as mulheres da minha família passaram e pensei comigo mesmo: 'Se eu puder ser apenas um por cento tão forte quanto elas eram, então vou ficar bem”.
O que é linfoma não Hodgkin
O linfoma não Hodgkin é um câncer no sangue, mas, diferentemente da leucemia, que atinge a medula óssea, esse tipo de doença afeta os vasos e gânglios do sistema linfático, que é responsável pela defesa do corpo humano.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), existem mais de 20 tipos de linfomas não Hodgkin, com diferentes níveis de gravidade.
Esse tipo de câncer, que atinge o sistema imunológico, ainda que seja o mais incidente em crianças, se torna mais comum com o envelhecimento e atinge homens com maior frequência.