Vanessa Lopes voltou a falar sobre o livro 1984, escrito por George Orwell, nesta quinta-feira (18), no Big Brother Brasil. A dançarina, que já tinha conversado com MC Bin Laden e Lucas Luigi sobre a obra, resolveu compartilhar com Yasmin Brunet e Wanessa Camargo o quanto uma das paredes da casa a fazia lembrar do clássico literário.
— Yasmin, eu tô lendo uma parede. Eu li o livro, você leu o mesmo livro que eu — diz ela e logo se refere a Wanessa Camargo.
— Qual? — questiona a cantora.
— Mil novecentos e não sei o quê. É inspirado nesse programa. O grande irmão, o olho que tudo vê. Por que eu que encontrei os olhos na parede? Por que quando eu estou de frente todos os olhos estão abertos e só o meu está fechado? Porque a mais cega da casa era eu — refletiu a sister.
Desde quarta-feira (17), Vanessa tem feito uma série de teorias tentando relacionar a história aos acontecimentos no reality, o que fez com que os diálogos repercutissem nas redes sociais em tom de piada. Para os internautas, a fala da tiktoker mostra que ela deve ter lido apenas alguns resumos da história.
Vanessa Lopes dá a entender que o livro foi inspirado no Big Brother Brasil. Entretanto, é justamente o contrário. 1984 foi publicado em 1949 como uma distopia futurista e tornou-se um clássico da literatura mundial. A obra se passa em Londres, no ano que dá nome ao título, e retrata um regime totalitário no qual a população é constantemente vigiada.
Na ficção, o escritor George Orwell faz críticas ao poder de manipulação dos governos e aos perigos do autoritarismo, que na época crescia na Europa. O protagonista Winston Smith vive em uma sociedade em que ninguém possui direito à privacidade. Dessa forma, existem inúmeros televisores, câmeras e microfones monitorando a população. Assim, o governo é regido pelo chamado "Grande Irmão", que apesar de nunca ter sido visto pessoalmente, é quem se comunica com os cidadãos.
O nome do reality show "Big Brother" ("Grande Irmão", em português) foi inspirado no livro. O programa foi criado em 1999, 50 anos após a publicação da história de Orwell, pelo produtor John de Mol, sócio da empresa Endemol, na Holanda.
Desde os primórdios, a premissa da atração é que pessoas comuns sejam confinadas dentro de uma mesma casa sem contato com o mundo exterior para conviverem sob a vigilância constante de câmeras e microfones. O único contato com o mundo externo é feito pelo intermédio do apresentador, que conversa diariamente com os participantes.
A repercussão do formato foi tão intensa que o programa foi exportado para outros países. O Big Brother Brasil é a versão nacional do reality e estreou no país em janeiro de 2002 na TV Globo.