A jornalista pernambucana Jullie Dutra foi a primeira pessoa a conquistar o prêmio máximo do quadro Quem Quer Ser Um Milionário? do Domingão com Huck, apresentado por Luciano Huck, na TV Globo. Nesta terça-feira (19), o programa o Timeline, da Rádio Gaúcha, contou com a participação da vencedora, que comentou sobre a experiência inédita.
Em conversa com Luciano Potter e Paulo Germano, Jullie se definiu como uma "polímata", uma pessoa que estuda constantemente sobre diversas áreas. Segundo ela, a curiosidade e o exemplo da mãe de valorização da educação a levou até a pergunta de R$ 1 milhão.
— Eu cresci ouvindo a minha mãe dizendo que o melhor que ela poderia fazer por mim era investir na minha educação, já que ela dizia: "Se eu for comprar uma casa e um carro, vão se acabar e você não vai saber tirar proveito de nada disso. Mas, se eu te der educação, lá na frente você vai ter condições de comprar um carro, comprar uma casa". O que ela me deixou, ninguém vai tirar — contou a jornalista.
Além da admiração pela mãe, Julie afirma que algumas experiências também foram importantes, como quando ela perdeu um voo no aeroporto do Panamá. A vivência foi essencial para acertar a 13ª pergunta do quadro: "Qual era a nacionalidade do engenheiro que iniciou o planejamento da construção do canal do Panamá?".
— Não conseguimos passagem e eu pensei: "Já que não tem o que fazer, eu vou ler, vou estudar mais sobre o Panamá". Passamos uns dias a mais por lá e eu comecei a conhecer mais sobre a história do Panamá. Andamos bastante. Foi quando eu vi que foi Ferdinand de Lesseps que iniciou o canal, um francês — lembrou.
Antes de entrar para o curso de Jornalismo e fazer pós-graduação em Direitos Humanos, Jullie chegou a cursar Radiologia, no Recife, e Medicina, em universidades da Bolívia e de Cuba. Ela recorda que já marcava presença em congressos e cursos de diferentes áreas quando decidiu entrar na vida universitária.