Jeffrey Carlson, ator que interpretou a primeira personagem trans em uma novela americana, morreu aos 48 anos. A informação foi confirmada à revista People pela atriz Susan Hart, sua amiga e integrante da Shakespeare Theatre Company, que participou de uma montagem de Hamlet com ele.
De acordo com Susan, o ator morreu em 6 de julho. Ele nasceu em 1975, em Long Beach, na Califórnia, nos Estados Unidos. A causa da morte não foi informada.
O papel de destaque dele na TV foi na novela All My Children, em que ele apareceu em mais de 50 episódios a partir de 2006, como a mulher trans Zoe. A TV americana já havia apresentado pequenos personagens trans anteriormente, mas Zoe foi a primeira recorrente em uma novela diurna (nos Estados Unidos, novelas são geralmente exibidas à tarde), o que gerou debate na época.
Durante os capítulos, a transição de Zoe foi apresentada em detalhes, incluindo consultas com endocrinologistas, reuniões em grupos de apoio e a revelação para os pais. Em uma entrevista à People em 2007, Carlson disse que a intenção era provocar a discussão.
— Os membros da comunidade trans estão conversando com os fãs de All My Children em salas de bate-papo — comentou. — Recebi uma carta de uma menina de 11 anos. Dizia: "É legal que você vai se tornar uma garota. Assim teremos coisas em comum."
Carlson também atuou na Broadway, interpretando Billy em The Goat or Who Is Sylvia? e Marilyn em Tab. Ele ainda trabalhou em papéis menores no cinema, incluindo a comédia de Will Smith de 2005, Hitch - Conselheiro Amoroso.