Uma prova de culinária no MasterChef Espanha deixou 44 pessoas com intoxicação alimentar. Na ocasião, os participantes precisaram realizar cerca de 120 pratos para clientes da lanchonete do aquário L'Oceanogràfic, na cidade de Valência.
Inicialmente, uma funcionária do estabelecimento no local turístico compartilhou no seu perfil do Twitter que "70 pessoas haviam sido infectadas" e descreveu o problema. "Pior experiência gastronômica da minha vida. Nos dias seguintes (à prova) não pudemos ir trabalhar. Perdi cinco quilos em três dias", escreveu a empregada, que posteriormente privou sua conta na rede social.
O Ministério da Saúde espanhol, porém, afirmou ao jornal El País que foram 44 prejudicados pela comida feita pelos participantes do programa. A prova foi ao ar no domingo (9).
A Shine Ibéria, produtora do programa no país ibérico, emitiu uma nota se desculpando pelo caso: "Lamentamos muito o mal-estar manifestado por alguns dos clientes que participaram da gravação. Este é um caso absolutamente excepcional nestes 11 anos de MasterChef na Espanha, um programa onde é prioridade absoluta garantir o cuidado alimentar das pessoas envolvidas".
Não houve investigações no local, pois elas começariam a ser realizadas muito tempo depois do ocorrido. Contudo, o caso foi encaminhado para o Ministério de Saúde de Madri, onde se encontra a sede da produtora.