O 13º paredão do BBB 23 é triplo, mas até parece duplo. Bruna Griphao, Fred Nicácio e Sarah Aline estão na berlinda. Contudo, ao que parece, somente os dois primeiros têm chance de deixar o reality.
Enquetes realizadas por diferentes portais da internet indicam que a disputa está acirrada entre Bruna e Nicácio. Sarah Aline, por sua vez, ocupa um lugar de figurante neste paredão., com menos de 5% dos votos na maioria dos levantamentos.
O resultado só será revelado na noite desta terça-feira (11), mas já são conhecidos os motivos que levam Bruna e Fred e protagonizarem este paredão e, eventualmente, deixarem o reality. Abaixo, GZH elenca o que pesa contra cada um deles na disputa.
Por que Bruna Griphao pode ser eliminada
Para quem não gosta da atriz, a lista de motivos para vê-la fora do BBB 23 pode ser enorme. O principal deles é a dificuldade que Bruna Griphao tem de reconhecer os próprios erros, ao passo em que demonstra uma facilidade abismal para apontar qualquer deslize nos outros. Além disso, a sister não reage bem quando é contrariada ou quando se torna alvo em alguma dinâmica do jogo, por mais insignificante que ela seja.
É como se Bruna pudesse fazer o que bem entender com os rivais, incluindo xingar e indicar ao paredão, mas nunca pudesse sequer ser escolhida para um castigo do monstro ou citada em um jogo da discórdia. Se isso acontece, ela perde a linha, deixando claro que sua balança tem dois pesos e duas medidas.
Essa falta de senso de si leva Bruna a pesar a mão em diversos momentos na relação com os colegas de confinamento. Quando se desentende com alguém, a sister não economiza na dureza das palavras (e dos palavrões) para detonar o rival da vez, mas acha um absurdo que digam qualquer mínima coisa para ela — até mesmo algo do tipo "a sua energia não é boa", dito por Domitila, que Bruna considerou uma acusação "muito pesada". Ao mesmo tempo, a atriz já chamou colegas de "pessoa ruim", "maldoso", "agressivo", "insuportável" e "babaca", entre outros xingamentos, além de ter mandado um número considerável de participantes para "aquele lugar".
Não bastasse isso, também utilizou termos de cunho racista. Chamou Fred Nicácio de "urubu de luto"; afirmou que Sarah Aline, "se está confortável, come uma banana"; e, ao ver Marvvila vestida de azul, "brincou" que a cantora era um "urublue". Em inúmeras outras oportunidades, referiu-se a participantes negros do grupo rival como "essa gente". Ao ser alertada por Domitila, uma mulher negra, de como suas atitudes são problemáticas, a atriz chamou a ativista social de "tendenciosa" e se eximiu de qualquer autoanálise.
É possível que, por essas e por outras, o público entenda que Bruna precisa parar para refletir sobre as próprias ações. E fora do BBB 23.
Por que Fred Nicácio pode ser eliminado
Do outro lado do duelo de titãs que marca o 13º paredão está Fred Nicácio, um participante que divide opiniões desde o início do programa. É do tipo "ame ou odeie", sem meio termo. A briga é para ver quem levará a melhor nesta berlinda: se a turma do "ame", que vê o médico como um dos grandes protagonistas da edição, ou a turma do "odeie", que o julga como arrogante e prepotente. É uma turma liderada por fãs de Bruna Griphao e também de Amanda.
Ainda que a médica não esteja emparedada, a torcida dela pode ser decisiva para uma possível eliminação de Fred Nicácio - já que ele também possui uma das maiores torcidas do BBB 23, o que pode complicar a vida de quem deseja ver a sister como a grande campeã da edição. Os fãs dela sabem que Nicácio pode ser uma pedra no sapato e, por isso, estão empenhados em mutirões para eliminá-lo.
Outro fator que pesa contra ele é já ter sido eliminado do programa e, depois, voltado para o jogo por meio de uma repescagem. Há uma parcela grande do público que não aprovou o retorno de Fred Nicácio e Larissa, a outra "repescada", por julgar injusto com os participantes que permanecem no reality desde o início. O argumento é válido, afinal, o Big Brother Brasil é inteiro uma prova de resistência. Ganha o favorito do público, mas só chega até a final quem consegue resistir à pressão do jogo até o último dia.
Nesse sentido, Fred Nicácio, que teve a chance de reencontrar a família e recarregar as energias fora do confinamento, sempre terá vantagem sobre os demais. Seria justo com os outros participantes ele seguir no jogo até, quem sabe, tornar-se campeão da edição? Quem vai dizer é o público, que tem uma difícil escolha a fazer na noite desta terça-feira.