A segunda-feira (13) foi, mais uma vez, de "tiro, porrada e bomba" no BBB 23. Os confinados tiveram de se dividir em dois grupos, um com seis participantes, e o outro, com sete.
O apresentador Tadeu Schmidt pediu para o grupo azul apontar quem eles consideravam ser o general do outro grupo e os brothers escolheram Fred. O grupo amarelo, por sua vez, indicou Cezar Black. Os generais tiveram de colocar braçadeiras. Cada grupo recebeu oito pergaminhos com adjetivos e o general abria um deles a cada rodada.
O grupo, então, tinha 30 segundos para decidir qual pessoa do outro coletivo se encaixava naquela palavra e quem do próprio grupo subiria ao púlpito como acusador. Se não chegassem a um acordo, o general decidiria quem seria o acusador. O acusador tinha um minuto para falar, e, em seguida, aplicava o castigo. Depois, o acusado tinha 30 segundos para responder.
O castigo desta noite foi o balde, com um líquido colorido que o acusador tinha de virar na cabeça do outro.
O grupo amarelo começou, com a palavra "influenciável". O acusado foi Cezar e MC Guimê, o acusador.
— Foi até um dos motivos de eu ter indicado ele ao paredão ontem (domingo), nesta semana teve postura de general, mas por muitas semanas, acredito que foi um dos mais influenciáveis na casa — afirmou, destacando que as pessoas em quem se fiava saíram e então adotou uma nova postura de defender seu grupo.
Guimê também ressaltou que o brother acreditava em opiniões alheias sobre seu jogo.
— Não entendi essa posição de general, sendo que sou o cara aqui dentro que, junto com a Domitila, tem mais indicações ao paredão. Eu estava sempre defendendo o grupo e acho que a leitura de vocês está completamente perdida — avaliou Cezar.
Fred no centro
Depois, para arrogante, Fred escolheu Domitila e reiterou o que a sister lhe disse no quarto branco:
— Vou contar para os teus colegas de grupo. No quarto branco, teve a postura de tentar me desequilibrar psicologicamente, mas usou mentira e tentou bater no meu coração, disse que, se quisesse, Lari estaria do lado de fora curtindo a vida no direct dela e não estaria comigo. E que todos vocês consultavam ela, tinha postura de líder. Seu jogo foi extremamente mentiroso, sujo e baixo.
— Eu acho incrível, Fred, eu não sei se seu grupo sabe que você me sugeriu, no quarto branco, eu dar a prova e você ia convencer seu grupo a não votar em mim porque você tem poder de persuasão muito grande — rebateu.
Larissa entrou na briga para discutir com Domitila.
— Defende tanto mulher que estava lá falando de mim — gritou.
Embates com Ricardo
O outro grupo também sorteou arrogante e escolheu Larissa. Ricardo a acusou:
— Você não é intocável. Você não pode ser contrariada, e quando digo que você é mimada, você é mimada.
— Já brigou com a casa inteira, e ninguém te aguenta mais. Você não é legal com as pessoas que estão com você desde o começo — respondeu Larissa.
Em seguida, a palavra "traidor(a)" foi sorteada pelo grupo amarelo. Fred escolheu Ricardo para acusar e aproveitou a situação para "retificar" a fala no jogo anterior — quando disse que o Brasil queria vê-lo fora da casa —, alegando que não tinha a presunção de falar em nome do país.
— Uma das coisas que você mais consegue fazer nessa casa é tirar o pior das pessoas. Você é arrogante, despreparado, trata todo mundo mal, levanta a voz para as mulheres. Você é traidor, saiu de perto das pessoas que sempre te defenderam e boa parte dessa galera (do quarto fundo do mar) já te humilhou — afirmou Fred.
— Botar que a culpa é minha, que eu desperto defeitos ruins... Seja homem, assuma que você tem defeitos também, isso é feio. E traidor, você fazia a mesma coisa, ficou nítido que existia um terceiro grupo — respondeu Ricardo.
Os dois seguiram discutindo após o tempo se esgotar.
Posteriormente, Cezar Black sorteou "manipulador" e Domitila chamou Fred mais uma vez ao alvo e insistiu que ele sugeriu que ela abrisse mão da prova no quarto branco. Fred negou.
Em seguida, o brother sorteou o mesmo adjetivo e MC Guimê acusou Gabriel Santana. Depois, o grupo também sorteou "insuportável" e Fred indicou Larissa para acusar Ricardo. Ela aproveitou para rebater as acusações anteriores.
— A única pessoa mimada aqui na casa é ele, do nada mete um palavrão quando não quer escutar ninguém. Você sabe que não sou mimada, sabe minha história, que sustento minha casa e minha família, como você também — disse.
— Quando eu falo mimada isso não tem nada a ver com condições financeiras ou o que você já passou na sua vida, falo de pessoas que não gostam de ser contrariadas. Você fala de pessoa insuportável, aqui você só briga o tempo todo para tirar foto — insistiu Ricardo.
A discussão seguiu entre os dois. Fred se colocou no meio e os brothers bateram boca pelo fato de Ricardo ter abandonado o grupo.
— Você é muito chato, mano, quer aparecer toda hora — disse Ricardo.
Para "traidor", o grupo azul escolheu Fred e Cezar o acusou. Ele citou o episódio em que Gabriel Santana falou sobre um "acordo de cavalheiros" entre o jornalista e eles.
— Acho que sua atitude é considerada traição por seu próprio grupo — disse.
— Mais uma vez, Cezar Black sendo incapaz de gerar uma história no BBB — respondeu Fred, garantindo que não houve acordo. — Chamou Alface de frouxo e agora está até dormindo com ele.
A dupla também seguiu discutindo. Em seguida, Fred sorteou "incoerente" e acusou Gabriel Santana pela fala sobre o suposto acordo e cobrou mais posicionamento do brother no jogo da discórdia. Ricardo voltou ao foco após Black sortear a palavra "covarde" e acusar Bruna.
— Sempre que você cria um problema, a culpada nunca é você, quando você começa a me chamar de pessoa má, ruim, você de novo tira o peso de você. Não se esconda para tirar o seu da reta — defendeu.
Os dois bateram boca e se xingaram. Em seguida, Bruna devolveu a acusação:
— A gente já percebeu que você não é legal aqui dentro. Você vir usar uma coisa que a gente resolveu para me humilhar é coisa baixa.
Por fim, Ricardo acusou Cara de Sapato de "insuportável", ficando irritado ao relembrar a treta com a máquina de cortar cabelo do dia anterior.
— Você é um cara que distribui arrogância e grosseria com todo mundo da casa — retrucou Sapato.