O cantor e compositor sertanejo Sérgio Reis, que interpretou o personagem Tibério na primeira versão de Pantanal, fará uma participação no último capítulo da novela — previsto para ir ao ar no dia 7 de outubro. A informação é do jornal O Globo. Na trama original, o artista formou uma dupla de cantadores com Almir Sater, que vivia o violeiro Trindade (hoje interpretado por seu filho, Gabriel Sater).
Um registro das gravações mostra Sérgio tocando e cantando Chalana, clássico de Mario Zan e Arlindo Pinto que fez sucesso na Pantanal de 1990. Na cena, o cantor é acompanhado por Sater e Guito (como Tibério).
Em entrevista ao O Globo, o autor da nova trama, Bruno Luperi, falou sobre a homenagem.
— Pantanal existe porque o Sérgio Reis insistiu para o meu avô (o novelista Benedito Ruy Barbosa) ir para o Pantanal entre uma novela e outra que estava escrevendo. Ele disse: "Benê, vem descansar aqui comigo. Vem conhecer esse lugar. Você vai gostar, a gente vai pescar, tomar cachaça, vamos conversar, bater papo, contar a história fiada". Quando o meu avô chegou ali, ele ficou encantado pelo lugar — conta. — Na primeira noite, ele estava com calor e foi dormir fora do quarto, quando viu aquela mancha da Via Láctea no céu. Dormiu na beira do rio, acordou com os pássaros e, ao encontrar o Sérgio de manhã, disse: "Vou escrever uma novela que vai parar o Brasil."