O 4 de maio não é uma data qualquer para os fãs de Star Wars. Anualmente, os adoradores da saga aproveitam o dia, que em inglês tem pronúncia similar à saudação dos Jedis — May the fourth/May the Force be with you, traduzido para o português como "Que a Força esteja com você" — para celebrar a criação de George Lucas. E neste ano não deve ser diferente, com a estreia nesta quarta-feira (4) de Disney Gallery: The Book of Boba Fett no catálogo do Disney+.
Seguindo o formato da série Gallery sobre Star Wars: The Mandalorian (também disponível no Disney+), a produção traz os bastidores das últimas aventuras do mercenário Boba Fett (Temuera Morrison), com participação dos atores, produtores, roteiristas e diretores da obra, que estreou no final de 2021 na plataforma de streaming. A companhia já adiantou que o especial deve contar com imagens inéditas de The Book of Boba Fett, assim como revelações sobre os efeitos especiais utilizados na primeira temporada.
Os fãs também podem celebrar com diferentes maratonas dentro do Disney+, que conta com as três trilogias principais da série; com as sagas animadas clássicas Star Wars: The Clone Wars (2008-2020) e Star Wars: Rebels (2014-2018), assim como a mais recente Star Wars: The Bad Batch (2021). Outras opções menos ortodoxas disponíveis são a coletânea de curtas-metragens feitos por estúdios de animação japoneses Star Wars: Visions (2021) e o especial natalino The LEGO Star Wars Holiday Special (2020).
Neste ano, as comemorações também têm gostinho de esquenta, visto que no final do mês, em 27 de maio, estreia (no Disney+) a série Obi-Wan Kenobi, sobre o lendário mestre de Anakin e Luke Skywalker, protagonizada por Ewan McGregor.
Mais dicas
Mostra sobre a revolução digital
Para contar a história da revolução digital e mostrar como a tecnologia sempre foi uma importante aliada para o progresso da sociedade, o South Summit recebe a exposição Revoluções Orgânicas: As Causas e os Efeitos das Grandes Inovações.
Realização da Brivia com apoio do Grupo RBS, a iniciativa transforma um dos pavilhões do Cais Embarcadero (Av. Mauá, 1.050) em uma experiência imersiva. A visitação, que é gratuita, pode ser feita nesta quarta e na quinta (5), das 10h às 22h, e sexta (6), das 10h às 16h.
Na mostra, os visitantes são envolvidos por uma animação em um grande painel com um vídeo em todas as dimensões, que explora como as revoluções humanas foram essenciais — da transição do homem do campo para a cidade até as mais novas tecnologias digitais.
Acervo em Movimento perto do fim
No próximo domingo (8), será encerrada a atual versão da exposição Acervo em Movimento, que homenageia os 250 anos de Porto Alegre. Em cartaz no Margs (Praça da Alfândega, s/nº), a mostra reúne obras que fazem referência à Capital e é composta por 60 trabalhos, produzidos por mais de 40 artistas, envolvendo técnicas como pintura, escultura e vídeo, entre outras. Acervo em Movimento é uma exposição de longa duração que, a cada nova configuração, apresenta algumas das obras do catálogo do museu. O espaço recebe visitantes de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, com entrada franca.
Shows no Fuga Bar
Transitando entre o rock progressivo e o jazz, a banda Sopro Cósmico será uma das atrações da programação de inauguração oficial da nova unidade do Fuga Bar, localizada no Cais Embarcadero (Av. Mauá, armazém 7). Serão três noites de apresentações com entrada franca durante a South Summit Brasil, desta quarta a sexta, a partir das 18h, sempre com shows da Sopro Cósmico, mas a cada noite haverá um DJ convidado: Mano Changes (quarta), JPEG (quinta) e Grasi Colombo (sexta). A nova unidade do Fuga pretende abrigar uma diversidade de estilos, como rock, blues e samba.
Uma noite de drama
A noite é de drama na televisão, com a exibição do filme Atentado ao Hotel Taj Mahal (2018), de Anthony Maras, na faixa do Cinema Especial, no ar a partir das 22h35min, na RBS TV. Baseado em uma história real, o longa-metragem com Dev Patel retrata os ataques terroristas realizados em Mumbai, na Índia, em 2008, com foco especial para o ataque no luxuoso Hotel Taj, onde os funcionários locais tentaram salvar os hóspedes.