Após ser escolhida para interpretar Annabeth Chase na nova série Percy Jackson e os Olimpianos, baseada na saga literária, a atriz Leah Sava Jeffries, 12 anos, passou a sofrer ataques racistas. Nos livros, a personagem é descrita como uma menina branca e a atriz é negra.
Depois da divulgação da escolha de elenco, o perfil de Leah no TikTok chegou a ser derrubado por conta da quantidade de denúncias recebidas. A série, que é produzida pelo Disney+, será protagonizada por Walker Scobbell e contará com Aryan Simhadri no papel de Grover.
O autor da saga de livros, Rick Riordan, saiu em defesa da atriz após os ataques. Em seu blog pessoal, o escritor afirmou que o centro da narrativa trata, justamente, de diversidade.
"A mensagem central de Percy Jackson sempre foi que a diferença é a força. Há poder na pluralidade. As coisas que nos distinguem uns dos outros são muitas vezes nossas marcas de grandeza individual. Você nunca deve julgar uma pessoa pelo quão bem ela se encaixa em suas noções preconcebidas. Aquele garoto neurodivergente que foi reprovado em seis escolas, por exemplo, pode muito bem ser filho de Poseidon. Qualquer um pode ser um herói. Se você não entende isso, se ainda está chateado com o elenco maravilhoso da série, então não importa quantas vezes você leu os livros. Você não aprendeu nada com eles", escreveu.
Rebecca Riordan, esposa do autor e produtora executiva da produção, usou as redes sociais para criticar a postura dos internautas: "Annabeth não pertence a vocês. Ela nunca pertenceu. Deixem Leah em paz", afirmou.
Alexandra Daddario, atriz que interpretou Annabeth na primeira adaptação dos livros para o cinema, também se manifestou sobre a escolha de Leah para o papel: "Leah Jeffries será uma Annabeth incrível!", escreveu no Twitter.