O jogo da discórdia da noite de segunda-feira (31) acirrou os ânimos no BBB 22. A dinâmica consistia em classificar três colegas em perfis como "já me decepcionou", "tem medo de se comprometer" e "não é confiável". Durante a madrugada desta terça (1º), os participantes aproveitaram para passar a limpo as indicações que receberam.
Maria e Arthur, que trocaram citações de "já me decepcionou", se estranharam logo após o jogo, na cozinha.
— Parabéns, você é um ótimo jogador. Uma ótima estratégia pra descobrir voto. Te admiro — provocou a atriz, deixando o cômodo em seguida.
— Descobrir voto de quem? — respondeu Arthur.
— Faça-me o favor — gritou a participante, de saída.
— Ué, fala aí, pô. Você fala e sai andando?
— Você não entendeu o quê? (...) Ah, vai tomar no c*. Não aguento ficar entalada — gritou Maria, em direção ao quarto lollipop.
Já no aposento, a atriz falou para Bárbara que se incomodou após Arthur dizer que estava decepcionado com ela porque achava que ela tinha votado nele no paredão.
— Ele me botou na parede ao vivo no programa, no jogo da discórdia, eu não tinha por que mentir. Ele falou "uma pessoa que me decepcionou e pode ter votado em mim", vai tomar no c*, né? Eu vou fazer a sonsa em rede nacional?
Arthur, mais tarde, desaprovou o comportamento da sister em papo com Pedro Scooby.
— Eu contei até 10... Mas minha vontade era de ir atrás dela e continuar a discussão — comentou o ator. — O que me incomodou é a marra que ela coloca na hora de falar. Ou troca ideia ou não troca.
"Mas você me decepcionou"
Uma classificação que causou polêmica foi a de Tiago Abravanel. Ele deu a Naiara Azevedo o título de "já me decepcionou" porque a sister não quis resolver "uma questão" com ele durante uma festa. Ainda no gramado onde ocorreu o jogo da discórdia, a cantora o chamou e disse que se sentiu exposta.
— Você poderia ter colocado "atrapalha o seu jogo", "palestrinha" para mim — exemplificou a sister.
— Sim, mas você me decepcionou — respondeu o neto de Silvio Santos, que já falou várias vezes sobre a amizade com a cantora fora da casa.
— Tanta pessoa nessa casa, 19 pessoas, e a pessoa que mais te decepcionou fui eu? — questionou ela.
— A pessoa que eu tenho mais conexão, e que mais me decepcionou, foi você — comentou ele.
— Mas você não precisava ter me exposto ali — apontou Naiara. — Agora, eu colocaria seu nome no "já me decepcionou". Eu jamais colocaria seu nome no "me decepcionou" ou teria te exposto naquele quadro de maneira alguma. Várias pessoas poderiam ter feito qualquer coisa pra você e colocar ali, mas você resolveu me colocar.
Depois, Naiara foi ao quarto grunge e Natália perguntou se ela estava bem após a dinâmica.
— Não estou chateada. Estou pensando, digerindo. Entendendo onde eu posso melhorar e o que eu tenho que mudar. O que eu trouxe lá de fora aqui para dentro dos meus defeitos. As coisas que eu achei que estavam tudo ok e não estão — explicou a sertaneja.
A designer de unhas, então, deu conselhos à colega:
— Eu não acho que você está sendo uma pessoa ruim, mas acho que você está sendo uma pessoa chata. Achei isso na primeira semana pelo quesito de você, às vezes, não deixar se permitir. E logo depois eu descobri que eu tinha o mesmo defeito. Eu não acho que você tem que ficar se julgando. Eu entendo seu medo de errar.
Ela continuou:
— Às vezes te falta demonstrar o que você está sentindo. Hoje eu achei que você iria fazer isso. Às vezes eu acho que você foge um pouco do seu coração por medo de errar.
Natália e Laís conversam
Natália, que está no paredão com Jessilane e Rodrigo, também decidiu tirar a limpo a indicação que recebeu de Laís durante o jogo da discórdia. A médica classificou a mineira com o “já me decepcionou”.
Natália disse que Laís era a única pessoa em quem ela confiava no jogo.
— Tu me ganhou em um dia: a gente tava sentado numa roda ali e eu falei assim: "Laís, eu me sinto sozinha", e você virou pra mim e disse que eu não estava sozinha. Eu falei que, às vezes, eu quero um abraço, às vezes, quero uma palavra, às vezes, quero conversar com alguém, desabafar com alguém e não tenho ninguém, e você disse: "conta comigo" — começou a sister, se emocionando. — Desde ali diante eu tive confiança ao ponto de poder me abrir e ter brincadeiras, ao ponto de ser Natália que realmente eu sou.
Laís disse que sentiu "uma ameaça" da sister.
— Que ameaça? O que é que eu vou fazer com você aqui dentro? — respondeu Natália. — Vou te bater?
— Ameaça não é no sentido de bater — explicou a médica.
— De te votar? Se isso acontecesse, você só teria o meu voto — argumentou Natália.
Laís falou que, na primeira semana, não votou na colega mesmo que pessoas próximas a ela tenham votado. Ela também revelou que se sentiu ameaçada por uma piada que Natália teria feito na cozinha. Por fim, as duas se entenderam e se abraçaram.
Arthur pede "bandeira branca" a Rodrigo
Um dos destaques do jogo da discórdia foi a discussão que Arthur e Rodrigo travaram ao vivo enquanto o ator montava seu quadro, no qual indicou o gerente comercial como “não confiável”. Logo após a saída de Tadeu Schmidt, os dois selaram as pazes.
— Quero que você saiba que eu, quando eu vi você, eu gostei de você. Você vai ver um dia lá fora, porque eu falava bem de você até para as pessoas que têm distância de você — começou Rodrigo.
— Eu também digo o mesmo. E vou te dizer, eu quero conversar com você com calma, não quero conversar agora — respondeu Arthur. — Bandeira branca. Porque eu quero trocar ideia de verdade pra que a gente se escute e que não haja discussão.
O ator então relatou que ficou magoado em uma ocasião em que estava conversando sobre o jogo de Rodrigo, quando o brother se levantou e foi embora. O paulista, por sua vez, disse que não fez isso por mal.
Arthur também afirmou que Rodrigo deu uma "cobra" para ele no queridômetro no dia seguinte, mas Rodrigo negou.
— Então te peço perdão — disse o artista. — Porque o que me magoou foi exatamente isso. (...) Eu até me arrependo de ter falado o que falei, de ter me posicionado. Eu tenho esse defeito, que pode ser qualidade, de me posicionar, não ficar em cima do muro.
Tiago fala sobre relação com Silvio Santos
Mas nem todos os assuntos da madrugada tiveram a ver com o jogo da discórdia. Tiago Abravanel, em uma conversa com Rodrigo, desabafou sobre a relação com seu avô, Silvio Santos Ele é filho de Cíntia, filha do primeiro casamento do dono do SBT com Cidinha Abravanel, que morreu em 1977, vítima de um câncer.
— A minha relação de família com o lado da família do meu avô praticamente não existe, ao contrário do que as pessoas pensam. Eu aprendi a lidar com isso de uma maneira mais leve, mas já me machuquei muito. Já me doeu demais saber que estávamos comemorando o Natal apenas eu, minha mãe, minhas irmãs e os meus sobrinhos, e o outro resto da família estava junto. Isso dói em mim, mas já aprendi a lidar com isso — revelou.
Tiago disse que sempre buscou se aproximar do restante da família. Em 1978, Sílvio Santos se casou novamente e teve outras quatro filhas.
— Por mais que as pessoas idealizem, por mim, ser a família da capa de revista não é real. Me dói ter que receber a notícia que um primo nasceu pela revista, e não por uma ligação. E não foi por falta de tentativa, sempre me coloquei à disposição.
Tiago relembrou que, durante a infância, foi muito distante de Silvio:
— As pessoas não imaginam que, tirando meu aniversário de um ano, que tem foto dele comigo no colo e tudo mais, meu avô nunca foi a uma festa de aniversário minha — contou. — E eu não o julgo por isso. Pelo contrário. Podem ser as circunstâncias da vida, a quantidade de trabalho, mas, principalmente, a falta de relação. Conexão nunca existiu.
Conforme ele, a aproximação ocorreu somente na vida adulta, quando o brother resolveu virar artista. Ele também afirmou que já tentou conversar com o avô sobre a situação.
— Eu já sentei com ele, depois de adulto, acho que umas duas vezes para realmente dizer para ele assim: "Vô, é até difícil toda vez que te encontro te chamar de vô". Porque a minha referência de avô é o pai do meu pai. Eu quero dizer para o senhor que eu estou aqui, que eu gostaria de ter a liberdade de ligar e falar: "Posso (ir) aí te dar um abraço?", mas eu nunca tive essa tranquilidade de estar nesse lugar porque essa relação nunca existiu.
Quer receber as principais informações sobre Big Brother Brasil no seu e-mail? Se inscreva na newsletter de GZH do BBB no link.