A atriz Aretha de Oliveira, intérprete da personagem Pata na primeira versão de Chiquititas, rebateu uma declaração feita por Lumena no BBB21. Em conversa com Karol Conká, a sister afirmou não ter assistido à novela infantil — da qual a atriz Carla Diaz, com quem Lumena se desentendeu no reality, fez parte — por conta da ausência de personagens negros na trama. Aretha, uma das atrizes negras que fizeram parte da produção, manifestou-se sobre o assunto em seu Instagram.
"Em uma coisa a Lumena está certa, ela realmente não assistiu Chiquititas (e perdeu uma novelão por sinal). Eu no caso fiquei do começo ao fim, mas nos quase 4 anos de novela, houve outras crianças negras também, como Dani, Neco, Mosca, Binho e Polyana", escreveu a atriz.
"Eu só agradeço a possibilidade de ter estado ali, por tudo que isso representou na minha vida e da minha família, e por tantas meninas terem se sentido representadas pela Pata. Obrigada pelo carinho de sempre! Sigamos", concluiu Aretha.
A artista ainda compartilhou um depoimento da youtuber Sara Mara agradecendo por ela ter representado tantas meninas negras com seu papel em Chiquititas. "Você foi a minha primeira referência de fama negra, mulher. Eu tinha o meu lugar de Pata. Ganhei meu dia. Obrigada por me notar desde 97... Você foi a primeira a mostrar que é possível", disse a youtuber para Aretha.
A atriz também recebeu apoio de outras ex-Chiquititas. Fernanda Souza, que interpretava Mili, saiu em defesa de Aretha: "Ai, nem sei o que dizer. Você foi perfeita na sua colocação, minha amiga! E muita gente teve e tem você como referência até hoje! Meu orgulho! Te amo".
Renata Del Bianco, que deu vida à chiquitita Vivi, disse: "Alguém avisa para Lumena que nas duas versões de Chiquititas tinham sim artistas negros! Quer militar?! Pelo menos tem que saber o que está falando! A prova do anjo foi de sorte e a Carlinha ganhou... Sorte. Atura ou surta".