Drama na veia parece ser a receita para o sucesso em Grey's Anatomy. Um ranking dos melhores episódios da série médica, feito a partir das avaliações na plataforma IMDb, aponta que os capítulos mais amados da produção são justamente aqueles em que os jargões médicos são combinados com altas doses de dramaticidade.
Considerado o drama médico mais longevo da história — são 363 episódios, divididos em 16 temporadas — o seriado é um dos destaques no streaming brasileiro: depois da Netflix, Globoplay e Prime Video adicionaram a série a seus catálogos nesta semana.
Assim, confira o ranking e já aproveite para maratonar os 10 melhores episódios de Grey's Anatomy, segundo o público. Mas um aviso: muitos spoilers à frente.
10. Stairway to Heaven
No meio da quinta temporada de Grey's — trata-se do episódio 13 —, Stairway to Heaven vem com toda a complexidade emocional que tornou o drama médico um sucesso. Enquanto Izzie (Katherine Heigl) finalmente percebe que suas alucinações com Denny são um prenúncio de tempos difíceis, Derek (Patrick Dempsey) e Meredith (Ellen Pompeo) trocam farpas por causa de um criminoso, no corredor da morte, que está sendo tratado no hospital. No desfecho do episódio, é Cristina (Sandra Oh) a única que consegue consolar Grey, o que marca o fim de um longo desentendimento entre as duas. Nota 9,2.
9. The Sound of Silence
Pulando para a 12ª temporada, Meredith já não possuía nem Cristina e nem Derek ao seu lado. E é justamente ao ser deixada sozinha com um paciente na emergência hospitalar que ela se torna vítima de um espancamento. A silenciosa e dura recuperação da médica é o tema de The Sound of Silence (episódio 9), que usa a própria deficiência auditiva da personagem como uma das ferramentas narrativas. Funcionou. Nota 9,3.
8. Dark Was the Night
Por falar em experiências traumáticas, Dark Was the Night (temporada 8, episódio 9) mergulha de cabeça no que "um dia terrível" pode realmente significar. Na trama, Henry (Scott Foley) é admitido no hospital para o que parece ser mais um tratamento de rotina, visto seus problemas de saúde. Assim, quando sua esposa Teddy (Kim Raver) precisa atender um caso mais preocupante, cabe a Cristina operá-lo. A médica, no entanto, não é avisada sobre a identidade do paciente, para evitar qualquer nervosismo. De forma devastadora, ela só descobre quem ele era quando não resta mais nada a ser feito. Nota 9,3.
7. Fear (of the Unknown)
E por falar em Cristina Yang, é preciso citar sua despedida de Grey's Anatomy. Foi ao final da 10ª temporada (episódio 24), com direito a uma introdução especial relembrando sua trajetória. Afinal, ela era "a pessoa" de Meredith e o programa era tão seu quanto de Grey. Durona, brilhante e sarcástica, Yang se despediu ao som de Where Does the Good Go?, em um dos momentos de "dance it out" das amigas. Dançar pode não parecer a reação comum em uma despedida, mas sempre foi a marca registrada da amizade entre as duas cirurgiãs — assim, os fãs acharam tudo muito apropriado. Nota 9,3.
6. What a Difference a Day Makes
Shonda Rhimes garantiu uma montanha-russa de emoções na reta final da quinta temporada de Grey's. Uma das maiores reviravoltas (mas ainda não a maior) veio no 22º episódio, What a Difference a Day Makes. Depois de planejar o casamento dos (seus) sonhos para Meredith e Derek, vem a surpresa para Izzie: lutando contra o câncer, ela será a noiva e se casará com Alexa. Nota 9,3.
5. Losing My Religion
Por falar em Izzie, loucuras por amor sempre fizeram parte de seu feitio. No final da segunda temporada (episódio 27, Losing My Religion) ela precisa lidar com os desdobramentos de sua manobra desesperada, antiética e apaixonada para salvar Denny (Jeffrey Dean Morgan). Depois de enganar o hospital para que o paciente receba um transplante de coração, parece que os dois estão só pelo "felizes para sempre". Exceto que em Shondaland nunca é tão simples. Nota 9,3.
4. Silent All These Years
Por algum tempo, o episódio mais bem avaliado de Grey's, Silent All There Years conseguiu o feito de apelar para uma audiência mais ampla que a base de fãs original do hospital Grey Sloan Memorial. No capítulo, o 19º da 15ª temporada, uma vítima de estupro é atendida pelas médicas de Grey's, e, em uma cena que se tornou viral, todas as mulheres do hospital criam um corredor de isolamento para que a paciente, assustada com a presença de homens, seja levada até o centro cirúrgico. Nota 9,5.
3. It's the End of the World + As We Know It
Um drama em duas partes. Assim é a história de It's the End of the World (episódio 16) e As We Know It (episódio 17), da segunda temporada de Grey's. Nos episódios, um paciente surge com uma bomba dentro de seu peito. Ao mesmo tempo, Bailey está prestes a ter seu bebê quando o marido bate o carro a caminho do hospital e precisa passar por uma cirurgia no cérebro. Cabe a O'Malley ajudar sua residente a dar à luz, enquanto a mão de Grey é a única coisa que impede o centro cirúrgico de explodir. O ano era 2006 e a série ainda não era conhecida por seus excessos, logo a trama deixou uma impressão duradoura. Nota 9,5.
2. Now or Never
Retornando às reviravoltas do final da quinta temporada de Grey's, é justamente o último capítulo, Now or Never, que traz a surpresa máxima para o público da série. O drama está em níveis altos: parece que Izzie vai sucumbir ao câncer, George decidiu servir ao exército e Meredith e Derek finalmente vão se casar. À medida que essas situações se resolvem, no entanto, um final feliz parece à vista. Até os médicos descobrirem a identidade do paciente anônimo e desfigurado que vinham tratando durante o dia. Nota 9,6.
1. Sanctuary + Death and All His Friends
Até Sanctuary, o hospital parecia um lugar sagrado para Meredith Grey. Mas não mais. O final da sexta temporada de Grey's, capítulos 23 e 24, acompanha um massacre perpetuado por um único atirador dentro do Seattle Grace-Mercy West. Médicos são assassinados a sangue frio, enquanto o assassino busca justamente o mocinho da série: Derek Shepherd. Enquanto isso, Meredith também o procurava, sem saber sobre o atirador, para contar que stava grávida. Nota 9,6.