A novela Amor de Mãe terá mudanças em sua retomada. Com relançamento confirmado para 2021, a novela das nove da Globo deve continuar em clima de reta final e com redução de pessoas nos sets de filmagem. A informação foi confirmada pelo departamento de comunicação da emissora.
Sobre a trama, a emissora não confirmou nenhuma informação. A colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, antecipou que serão gravados apenas 23 capítulos na retomada, que devem encerrar o folhetim. A Globo disse ser "natural que, com ou sem pandemia, na reta final de uma novela, conforme os desfechos aconteçam, os personagens diminuam e até encerrem a sua participação na obra. Portanto, não há um 'corte' de elenco, e sim um cuidado permanente com a segurança dos talentos e das equipes".
A emissora negou que exista uma proibição para a escalar atores que moram fora do Rio de Janeiro, porém confirmou a restrição da participação do elenco infantil. "A orientação é que se evite ao máximo expor qualquer talento, esteja ele na cidade ou fora dela. E há sim uma orientação para restringir a participação de pessoas pertencentes ao grupo de risco e elenco infantil. Mas, caso seja fundamental para a realização da obra, um comitê será acionado para propor as soluções mais adequadas, que não coloquem as pessoas em risco", comunicou.
Sobre as gravações, a comunicação da Globo afirmou que serão feitas com segurança. O acesso ao set será limitado aos profissionais necessários para a realização da cena. "A orientação é não aglomerar. Durante esses meses de isolamento, trocamos experiências com outras produtoras do mundo e criamos um rígido protocolo de segurança, que compreende recomendações que vão de cuidados na pré-produção à atuação nos sets de gravação, incluindo logísticas de transporte, alimentação e regras para fornecedores."
Em entrevista ao Estadão publicada em 20 de julho, Silvio de Abreu, diretor de dramaturgia da Globo, afirmou que gravações de Amor de Mãe serão retomadas em 10 de agosto. Segundo ele, essa data poderia sofrer alteração caso os efeitos da pandemia voltassem a se intensificar no Rio de Janeiro, onde a emissora grava seus folhetins. Nesta terça-feira (28), a emissora declarou que a data para o retorno das gravações segue em aberto.
As gravações da história escrita por Manuela Dias foram suspensas no início de março devido ao distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus.