Segunda Chamada, uma das melhores séries do ano na Globo, chegou ao fim nesta terça-feira (17) emocionando os telespectadores. O último episódio da primeira temporada foi marcado pela formatura dos alunos na fictícia Escola Estadual Carolina Maria de Jesus, cenário principal do seriado que mostrou as dificuldades e a precariedade do ensino público no Brasil através de uma turma do sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Na cerimônia, a professora Lúcia, interpretada por Debora Bloch, citou uma frase do educador Paulo Freire, na mesma semana em que o presidente Jair Bolsonaro chamou o patrono da educação brasileira de "energúmeno".
— Como dizia o grande educador Paulo Freire: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda" — disse a personagem. Veja a cena:
O final do episódio levou os telespectadores às lagrimas ao trazer depoimentos dos alunos do colégio que, além das dificuldades para continuarem estudando, também enfrentaram problemas sociais e cotidianos ao longo do seriado. Assista:
Segunda Chamada foi um dos assuntos mais comentados no Twitter no Brasil na noite de terça e segue no topo das menções no Rio Grande do Sul na manhã desta quarta (18). A Globo também aproveitou para anunciar que a segunda temporada está confirmada e as gravações irão começar no início de 2020, ainda sem previsão de estreia.
Confira a repercussão entre os internautas: