ATENÇÃO: ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS
Após um episódio marcado por intrigas, traições, politicagens e confrontos pontuais, o quinto capítulo da oitava temporada de Game of Thrones deve trazer uma trocação franca entre Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), Jon Snow (Kit Harington) e aliados contra Cersei Lannister (Lena Headey), Euron Greyjoy (Johan Philip Asbæk) e seus 20 mil mercenários da Companhia Dourada. Previsto para este domingo (12), às 22h, na HBO, espera-se que o episódio seja, essencialmente, de batalha. Também deve encaminhar a definição sobre quem ocupará o Trono de Ferro.
Se é episódio de batalha importante em Game of Thrones, então Miguel Sapochnik é chamado, como frequentemente acontece. O diretor é responsável por outros momentos épicos da série, como a Batalha de Winterfell, Blackwater (2x09) e Hardhome (5x08) e a Batalha dos Bastardos (6x09).
No último episódio, a estratégia acertada por Jon Snow e Daenerys foi a de cercar Porto Real e vencer Cersei pelo cansaço. Porém, no caminho pelo mar, Dany e a frota que levava os guerreiros Imaculados foram surpreendidas por Euron Greyjoy (Johan Philip Asbæk), que consegue atingir o dragão Rhaegal e matá-lo. No ataque, Missandei (Nathalie Emmanuel) foi capturada.
Cersei decidiu deixar os portões abertos da Fortaleza Vermelha, onde habita, e abrigar a população de Porto Real ali dentro. Se Daenerys quiser o trono, terá que matar os inocentes pelo caminho.
Daenerys e sua tropa encontram Cersei nas divisas de Porto Real. Ambas recusam a rendição. Mesmo assim, a atual rainha dá um duro golpe na Mãe dos Dragões: ordena que Gregor "Montanha" Clegane (Hafthór Júlíus Björnsson) execute Missandei. Tendo perdido um dragão e uma amiga no caminho até Porto Real, fica a expectativa para saber como Dany irá se comportar neste novo episódio. Será que ela seguirá a sina de sua família, em especial, de seu pai, Aerys II Targaryen, também conhecido como O Rei Louco, e irá colocar fogo na capital dos Sete Reinos?
Melhor que a Batalha de Winterfell?
Em entrevista ao Jimmy Kimmel Live, talk show da televisão norte-americana, a atriz Emilia Clarke (Daenerys) informou que o quinto episódio será "gigantesco" e que deverá surpreender a audiência.
— Encontre a maior televisão que você puder — indicou.