O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILER
Como era de se esperar, a reta final de Game of Thrones está passando longe da unanimidade. O destino de Varys, por exemplo, chegou a ser comemorado por muitos fãs na noite de domingo (12), mas parece ter desagradado ao ator irlandês Conleth Hill, intérprete do personagem desde o início da série.
Em uma entrevista ao site Entertainment Weekly, Hill disse que levou a decisão sobre o trágico fim de Varys para o lado pessoal. "Tomei isso como pessoa, não como ator ou artista. Eu entendi as reações dos atores que estiveram na mesma posição muito mais do que eu na hora. Você não pode deixar de sentir que falhou de alguma forma, que não correspondeu a alguma expectativa que você não conhecia", comentou.
O ator ainda disse que seu único consolo é que há "pessoas que trabalharam muito mais no mesmo barco". Ele complementa: "Isso ajuda. Eu não acho que alguém que não tenha passado por isso possa se identificar. Eles pensam: 'Por que toda essa agitação? Você está terminando tudo de qualquer jeito'. Mas você leva isso para o lado pessoal, não pode evitar".
No quinto episódio da última temporada de Game of Thrones, Varys foi acusado de trair Daenerys Targaryen ao conspirar para tornar Jon Snow o próximo rei. A Mãe dos Dragões, então, condenou seu conselheiro à morte e, após um "Dracarys", Drogon executou a sentença.
Para Conleth, essas decisões fazem sentido dentro da história: "Tudo brilhante. Tudo nobre. Ele era absolutamente fiel à sua palavra o tempo todo. Tudo o que queria era uma pessoa certa e justa no trono. Ele disse isso tantas vezes nos roteiros", considerou. O ator também disse que agora, olhando em retrospecto, sente-se bem com o desfecho, mas que "estava realmente inconsolável".
Boa parte desse sentimento veio da falta de preparação para a morte do personagem. Segundo ele, tudo aconteceu de forma repentina e não houve qualquer tipo de aviso prévio por parte da equipe de produção. "Todas essas histórias famosas sobre (atores de Game of Thrones) serem levados para comer fora ou serem chamados pelo menos (para serem notificados de que seu personagem vai morrer)... Comigo foi apenas ler uma cópia do roteiro", relatou. Conleth até admitiu que a situação se repetiu com outros atores na temporada final, mas garantiu que isso não mudou o sentimento temporário de que foi uma decisão pessoal.
O ator ainda foi além e demonstrou frustração geral com os acontecimentos envolvendo seu personagem nas duas últimas temporadas do seriado. Para ele, Varys se tornou mais periférico. "Eles (os roteiristas) se concentraram mais nos outros. Isso é bom. É a natureza de um programa com vários personagens. Foi meio frustrante. Como um todo, tem sido extremamente positivo e brilhante, mas creio que as últimas duas temporadas não foram as minhas favoritas".
O ator sentiu falta de uma cena final com Aidan Gillen, que interpretava o Littlefinger (Mindinho). "Eu fiquei chateado por não ter qualquer reação à morte dele", lamentou. "Parece que, depois da sexta temporada, eu meio que caí fora da borda. Não posso reclamar porque foram seis grandes temporadas, e eu tive ótimas cenas nessas duas últimas. Mas foi quando isso mudou para mim", acrescentou, ressaltando que não significa que esteja insatisfeito com a série.