Celebrado neste domingo (12), o Dia das Mães é sempre uma oportunidade de se aproximar ainda mais delas. Mesmo que o plano seja levá-la para passear ou garantir aquele almoço especial, vale também reservar um espaço na agenda do final de semana para curtir algumas produções que mostram, de ângulos distintos, as diferentes relações entre mães e filhos.
Para ajudar você nessa missão, selecionamos 20 títulos, entre séries e filmes, que celebram a figura materna. Todos estão disponíveis na Netflix. Confira:
1. Gilmore Girls
Quase duas décadas após a estreia de Gilmore Girls na televisão (no Brasil surgiu pelo nome Tal Mãe, Tal Filha) a série de Amy Sherman-Palladino segue com uma base de fãs que ultrapassa gerações. Entre diálogos impossivelmente rápidos, inúmeras referências à cultura pop e muitas doses de cafeína, desenrola-se na tela o intricado relacionamento entre Lorelai e Rory Gilmore — mãe e filha, melhores amigas, mas, às vezes, quase inimigas.
Com sete temporadas e um revival de quatro partes, produzido pela Netflix, na trama Lorelai engravidou aos 16 anos e decidiu criar a filha sozinha, longe dos privilégios de sua família rica e das pressões de Emily, a mãe a quem nunca conseguiu agradar. Às vésperas do aniversário de 16 anos de Rory, contudo, ela precisa retornar a este mundo para pedir a ajuda dos pais.
2. Supermães
O que acontece quando a licença maternidade chega ao fim e as mães precisam voltar ao ambiente de trabalho? A produção canadense Workin' Moms responde à questão de forma bem-humorada, mostrando de maneira cômica as situações complicadas e o estresse que as mulheres precisam enfrentar na hora de dizer adeus aos filhos de poucos meses de idade, para retornar ao seu cotidiano. Com episódios de 20 minutos, a primeira temporada está disponível na Netflix.
3. O Maior Amor do Mundo
Jennifer Aniston, Julia Roberts e Kate Hudson se reúnem no longa de Garry Marshal, também conhecido pelos clássicos Uma Linda Mulher e Noiva em Fuga. O filme conta várias histórias que se passam durante o Dia das Mães, todas interligadas por Sandy (papel de Aniston), que se sente ameaçada pela presença da nova mulher do pai de seus filhos.
4. Dumplin'
Jennifer Aniston também vive uma mãe disfuncional neste filme original da Netflix, dirigido por Anne Fletcher, no qual ela vive uma ex-miss obcecada por concursos de beleza. Ironicamente, sua filha, Willowdean, não se encaixa nos padrões propostos pelas competições — e, aparentemente, não se incomoda muito com isso. Quando ela decide enfrentar a mãe e participar do concurso de sua cidade, contudo, as duas precisam aprender a conciliar suas diferentes percepções sobre o mundo. Tudo isso ao som das músicas da cantora norte-americana de country Dolly Parton.
5. Bird Box
Sandra Bullock, por sua vez, vive uma personagem muito diferente no longa Bird Box, um dos grandes sucessos da plataforma de streaming em 2018. Nas palavras da própria atriz, a jornada de uma mãe que protege os filhos contra uma ameaça que ataca ao som do mínimo barulho é um conto sobre uma das maiores dificuldades da maternidade: o medo.
— Quando li o roteiro, não me conectei de primeira, mas vi que os personagens se amavam muito e o texto explorava o medo de ser mãe todos os dias. Toda vez que escuto a frase “se você tem medo de perder algo, é porque você ama”, e é disto que se trata o filme. Sempre tenho vontade de chorar — declarou Bullock.
6. Turma do Peito
Mas nem sempre são necessárias grandes ameaças, como em Bird Box, para complicar a maternidade. A série australiana de Sarah Scheller e Alison Bell, no original The Let Down, acompanha as agruras das mães de primeira viagem, que procuram ajuda para os desafios na criação dos filhos em um grupo de apoio. A primeira temporada está disponível na Netflix.
7. Mães & Divas
Existem mães, contudo, que não abrem mão do estilo mesmo durante a gravidez. É o caso das protagonistas deste reality show, também original da Austrália, sobre mulheres muito ricas que mantêm seu estilo "fabuloso" enquanto esperam seus filhos nascerem.
8. Minha mãe e Eu
"Existem mães de todas as formas", é a premissa do longa de Paul Duddridge. Com as vencedoras do Oscar Susan Sarandon e Mira Sorvino, além de Courteney Cox (a eterna Monica, de Friends), o filme acompanha a fotógrafa Rigby Gray (Selma Blair) que desenvolve um ensaio sobre o papel da mãe em diferentes famílias.
9. Mamma Mia!
Falando na diversidade das mães, o musical dedicado às canções do Abba traz às telas a relação única entre Donna, interpretada por Meryl Streep, e sua filha Sophie, papel de Amanda Seyfried. Criada sem conhecer o próprio pai, a menina idolatra a mãe — que gerencia seu próprio hotel em uma pequena ilha grega.
Ainda assim, quando Sophie encontra um antigo diário de Donna e descobre os nomes dos três homens que podem ser seus pais, ela decide convidá-los para seu casamento, quando pretende descobrir a verdade sobre suas origens. Só mais tarde ela percebe que a mãe também não sabe qual dos homens a engravidou.
10. Jane the Virgin
A maternidade nem sempre é planejada, mas no caso da protagonista de Jane The Virgin a surpresa não poderia ser maior. Jane Gloriana Villanueva aprendeu com a avó que, depois de perder a virgindade, não há mais como voltar atrás. Filha de mãe adolescente (e solteira), a menina ficou tão impressionada que decidiu deixar de ser virgem somente após o casamento. Ainda assim, aos 23 anos ela acaba engravidando após ser inseminada por engano por uma médica desequilibrada. Ao descobrir que espera um bebê, Jane — uma jovem religiosa e super-responsável — precisa tomar algumas decisões urgentes e que abalarão sua vida tranquila. Seguir ou terminar com a gravidez? Como contar a novidade ao noivo, o detetive Michael (Brett Dier), que sempre respeitou sua decisão de se manter virgem? O que o pai biológico e sua mulher, Rafael (Justin Baldoni) e Petra (Yael Grobglas), vão fazer ao saber do incidente?
11. O Que Esperar Quando Você Está Esperando
Estrelado pelo ator brasileiro Rodrigo Santoro, o longa de Kirk Jones conta ainda com Jennifer Lopez, Cameron Diaz, Chris Rock, Elizabeth Banks e Anna Kendrick no elenco. Constituída de cinco histórias paralelas e interligadas que têm a ver com gravidez ou adoção, aparecem na produção: a adoção pelo casal latino-americano vivido por Santoro e Jennifer Lopez; a gravidez acidental dos jovens Rosie (Anna Kendrick) e Marco (Chace Crawford); a gravidez levada com uma tranquilidade quase irresponsável pela perua Skyler (Brooklyn Decker) e seu marido mais velho, Ramsey (Dennis Quaid); uma protagonizada pela histeria de Wendy (Elizabeth Banks), ela própria uma palestrante sobre gestação, e Gary (Ben Falcone); a gravidez de celebridades da televisão (Cameron Diaz e Matthew Morrison); e, finalmente, o grupo dos pais atrapalhados (Chris Rock, Joe Manganiello, entre outros).
12. Perfeita é a Mãe!
Mila Kunis, Kristen Bell e Kathryn Hahn vivem três mulheres com uma vida aparentemente perfeita: um bom casamento, filhos, uma carreira de sucesso, etc. As três acabam ficando estressadas além do ponto, contudo, com a correria para dar conta de filhos, casa e trabalho, e entram em uma jornada de libertação.
— Estou cansada de ser uma mãe perfeita! — desabafa a protagonista.
13. Sexta-feira muito louca
Na versão mais recente (disponível na Netflix) – a primeira é de 1976 e se chama Se eu fosse minha mãe –, Jamie Lee Curtis e Lindsay Lohan são mãe e filha que vivem em pé de guerra. Tess (Jamie) é a mãe careta, enquanto Anna (Lindsay) é a filha adolescente que tem uma banda de rock. Quando as duas comem um biscoito da sorte mágico, acabam trocando de corpo. A troca só será revertida quando uma entender a outra: Tess precisa compreender os sonhos e vontades da filha adolescente; Anna, as responsabilidades da mãe.
14. Good Girls
De dia, elas cuidam dos filhos. Durante a noite, planejam crimes. Esta é a realidade das mães na série criada por Jenna Bans, que narra a trajetória de três mulheres na tentativa de melhorar suas condições financeiras. Beth (Christina Hendricks), Annie (Mae Whitman) e Ruby (Retta) unem-se para assaltar um supermercado depois de se encontrarem afundadas em problemas que vão desde a traição do marido à delicada situação de saúde de uma filha. Nem tudo ocorre como o imaginado, mas o plano sai melhor quando o trio se dá conta de que conseguiu faturar com o roubo uma quantia muito maior em comparação à pretendida. A partir de então, os desdobramentos do crime envolvem as assaltantes em novos problemas em cada um dos 10 episódios.
15. Sex Education
E se sua mãe fosse uma terapeuta de sexo enquanto você está no ensino médio? Esta é a realidade de Otis Milburn, o protagonista da série britânica Sex Education. Gillian Anderson, estrela de Arquivo X, interpreta a mãe despudorada que não consegue não se intrometer na vida sexual do filho — que, aos 16 anos, tem ansiedade social e não consegue nem ao menos se masturbar sem ter um bloqueio mental. As coisas começam a mudar, contudo, quando ele descobre que os conhecimentos teóricos sobre sexo aprendidos em casa, podem o ajudar a auxiliar os colegas que estão em apuros.
16. Please Like Me
As arborizadas ruas de Melbourne, na Austrália, são o cenário da série Please Like Me, do comediante Josh Thomas. Criador e protagonista, ele interpreta um garoto franzino que tropeça por seus 20 e poucos anos, tão perdido na vida amorosa quanto na profissional.
Já no primeiro episódio, ele recebe a impactante notícia de que sua mãe tentou se matar e precisa compreender o que aconteceu com a mulher que o trouxe ao mundo.
17. Simplesmente Acontece
Lilly Collins interpreta Rosie, uma menina que tinha todo seu futuro planejado ao lado do melhor amigo Alex (Sam Claflin). Depois de um baile escolar catastrófico, contudo, ela acaba grávida de um rapaz que não quer nada com ela e decide transformar toda sua vida em torno da nova vida que cresce dentro dela — mesmo que isso signifique renunciar ao futuro que sempre sonhou.
18. Grey's Anatomy
Filha de uma cirurgiã renomada, mas péssima como mãe, Meredith Grey (Ellen Pompeo) aprendeu a admirar Ellis com o tempo, mas ainda assim fez questão de ser uma mãe muito mais presente e compreensiva que ela. Durante as 15 temporadas de Grey's Anatomy, os dramas de outras personagens em torno da maternidade também são mostrados, como do casal lésbico Arizona e Callie e de April Kapner.
O seriado tem 14 temporadas disponíveis na Netflix. A 15ª está na reta final na TV norte-americana e deve entrar no catálogo da plataforma de streaming em setembro.
19. Milagres do Paraíso
Estrelado por Jennifer Garner, o longa acompanha a história de uma mãe que faz tudo para salvar a vida da filha. A menina Annabel começa a sentir fortes dores na região do abdômen e acaba sendo diagnosticada com uma doença incurável. Christy, personagem de Garner, começa, então, a rezar por um milagre, ao mesmo tempo em que acaba se afastando cada vez mais de sua crença em Deus.
20. A Troca
Ambientado na Los Angeles de 1928, o filme dirigido por Clint Eastwood traz Angelina Jolie na pele de uma mãe que tem o filho sequestrado. Cinco meses depois, o garoto é encontrado, mas ela percebe que não se trata realmente do seu filho. Assim, ela inicia uma jornada para enfrentar as autoridades que a enviam para um hospício diante de suas alegações.