A população de mais 18 municípios gaúchos foi incluída em um benefício do governo federal garantido para os beneficiados por programas sociais. A partir de 31 de de janeiro de 2018, essas cidades (confira abaixo) também terão o sinal analógico desligado. Com essa inclusão, a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital, inicialmente, para 107 municípios do Estado. Em todo o Rio Grande do Sul, o processo será concluído até dezembro de 2023.
Para saber se tem direito ao kit gratuito, a população dessas cidades deve ligar gratuitamente para o número 147 ou acessar este site com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. O kit, composto por antena digital externa UHF e conversor com controle remoto, permitirá que mais de 480 mil famílias continuem assistindo TV em seus aparelhos antigos após o desligamento do sinal analógico no Estado.
Retirada
Se o nome estiver na lista, basta realizar o agendamento para retirada do kit gratuito, que também deve ser feito no site ou na central telefônica. Cada família pode escolher o ponto de entrega mais próximo a sua residência, além da melhor data e horário para buscar os equipamentos. Nesses pontos, os beneficiários também recebem orientação técnica sobre a instalação da antena digital e do conversor.
- As famílias de baixa renda devem entrar em contato com o Seja Digital o quanto antes para verificar se têm direito ao kit gratuito e já realizar o agendamento. Com os equipamentos instalados, elas poderão assistir à programação da TV aberta com qualidade de imagem e som de cinema, antes mesmo do desligamento do sinal analógico - comenta Márcia Cavalcante, gerente regional da Seja Digital.
Municípios incluídos no desligamento em 31 de janeiro
- Bom Princípio
- Capitão
- Cotiporã
- Cruzeiro do Sul
- Ipê
- Lindolfo Collor
- Maratá
- Mato Leitão
- Minas do Leão
- Nova Hartz
- Nova Pádua
- Pouso Novo
- Salvador do Sul
- Santa Clara do Sul
- São Pedro da Serra
- São Valentim do Sul, São Vendelino
- Sentinela do Sul