Casais que se conhecem há meses ou anos pela internet, mas nunca se viram pessoalmente: esse é o ponto de partida de Catfish Brasil, nova atração da MTV que estreia nesta quarta-feira, às 22h. Baseado na série americana que teve origem em um documentário, o programa brasileiro é comandado por Ciro Sales e Ricardo Gadelha, que investigam as verdades e mentiras de relacionamentos formados pela web. A cada episódio, a dupla sai pelo país para desvendar as histórias curiosas que foram enviadas para a produção.
– Os casos que estão ali poderiam ser nossos primos, nossos colegas, nossos irmãos, nossos amigos, mesmo. A gente não resolveu fazer o Catfish Brasil porque sejam muito diferentes as coisas mostradas no Brasil da série americana; é muito mais para poder trazer para mais perto do público brasileiro esse programa. E a gente também se dá conta de que não é só uma coisa de americano se relacionar virtualmente com outra pessoa e de estar passível de cair em mentiras virtuais – conta Ciro.
Leia também
Minissérie gaúcha "Notas de amor" chega à Netflix nesta quinta
Canal americano faz reportagem sobre gaúchos, os "caubóis" da América do Sul
"Pretty little liars" vai acabar em 2017 após a sétima temporada
Para os apresentadores, as relações amorosas apresentadas se articulam da mesma maneira que as relações não-virtuais, ocupando um lugar central na vida dos envolvidos – mesmo que o casal não se conheça pessoalmente.
– A pessoa acorda e dá bom dia para esse namorado virtual, ela tá triste com algo que aconteceu e é para ele o primeiro áudio que ela manda. O vínculo que existe entre essas pessoas é exatamente o mesmo tipo de vínculo e dependência, cuidado e parceria que existe em uma relação presencial – exemplifica Ricardo.
A versão americana começou com o documentário Catfish, em que Henry Joost e Ariel Schulman documentam a busca do amigo, Nev Schulman, por sua namorada virtual. Depois do sucesso do filme, lançado em 2010, a MTV americana produziu uma série com Nev, agora investigando casos de outras pessoas.
No primeiro capítulo da produção nacional, Laís, de 22 anos, é completamente apaixonada por Artur, quem namora há mais de um ano. Eles moram na mesma cidade, mas nunca se viram em carne e osso, a pedido do rapaz – e a missão de Ciro e Ricardo é desvendar se dessa vez era amor ou cilada. Sales conta que a experiência também mudou a forma como eles encaram a ideia de relacionamentos pela internet:
– Viver essas histórias (a gente passa seis dias respirando aquilo, do lado da pessoa que procurou o programa, investigando aquele caso) tem feito a gente perceber como as pessoas podem se relacionar, ainda que virtualmente, de um modo que dê conta de toda a vida delas, às vezes muito mais do que casais que dormem na mesma cama.
Catfish Brasil
Quartas-feiras, às 22h, na MTV