Uma das personagens mais famosas do Brasil está de aniversário. Mônica, criada por Mauricio de Sousa, em 1963, completa 60 anos e, com toda a sua fama, merece uma comemoração à altura. Por isso, uma exposição itinerante está percorrendo cidades do país e convidando diferentes públicos para cantar parabéns para líder da turminha do bairro do Limoeiro. E a parada atual do evento é Porto Alegre.
Instalada no segundo piso do shopping Praia de Belas (Av. Praia de Belas, 1181), em Porto Alegre, a ação Festa Surpresa da Mônica consiste em um circuito com nove ambientes que colocam os visitantes dentro do mundo da Turma da Mônica, com os personagens espalhados por todo a estrutura. A mostra fica disponível até o dia 15 de novembro e os ingressos, que partem de R$ 25 (unitário) até combo família por R$ 45 (dois adultos e uma criança), podem ser obtidos no Sympla. As visitas guiadas acontecem a cada meia hora e comportam até 30 pessoas por turno.
Logo na entrada, ainda no pátio, os pais de Mônica dos gibis — o Seu Sousa e a Dona Luísa — recepcionam os fãs de sua filha e explicam que a festinha é surpresa. Os visitantes, então, são convidados a entrar na sala de estar, que conta um "sofá pula-pula" e um game interativo, no qual os participantes ajudam a selecionar itens para a festa. No espaço, também tem um álbum digital com fotografias de diferentes épocas da dona do Sansão.
Também está presente na estrutura um estúdio do Mauricio de Sousa, mostrando a evolução da Mônica ao longo das décadas e com histórias animadas exibidas em tablets disponíveis para as crianças, que ainda podem subir uma escada e descer de escorregador até a outra sala, caindo diretamente em uma piscina de bolinhas. No outro cômodo, a garagem, é possível colorir um Sansão que será dado de presente para a aniversariante, no momento do parabéns.
O banheiro da casa conta com um Cascão vestido com roupa de mergulho, fugindo da água. A sequência tem o quarto da Mônica, com vestidos da dona da rua — todos vermelhos, claro —, além de chinelos e cama no formato do Sansão, que também se faz presente no aposento. Na penteadeira, em telas interativas, as pessoas criam seu próprio personagem da Turma da Mônica.
A galerinha que visita a casa conhece uma sala secreta de treinamento da Mônica, em que os pequenos podem testar suas habilidades com games envolvendo o coelhinho azul, pulando e usando a memória. Por ali, o cheiro de melancia já está bem forte, vindo da cozinha, o próximo aposento da casa — no local, em tablets, os visitantes podem confeccionar cupcakes, que serão devorados por Magali.
Última etapa da visita, no quintal, uma arquibancada está montada, próxima de um bolo e de uma grande caixa de presentes. É ali que o Parabéns a Você é cantado, enquanto um game chama a criançada para bater palmas e estourar os balões. Na hora da comemoração, a Turma da Mônica entra em cena virtualmente para comemorar com os visitantes — em horários específicos, a dona da festa comparece fisicamente para festejar com os participantes.
Sucesso em várias gerações
Com seis décadas de vida, a Mônica é sucesso há várias gerações. E, agora, elas se encontram na exposição. É o caso de Eduardo Defaveri, delegado de polícia de 36 anos, da esposa Sharon Reis, 42, perita criminal, e da filha Giovanna Reis Defaveri, quatro anos. Eles, que são de Santa Catarina, estão em uma espécie de imersão na turminha criada por Mauricio de Sousa — acabaram de visitar a Vila da Mônica, em Gramado.
— A Giovanna está adorando a Turma da Mônica. E eu acho que é um momento de resgate da Mônica. Na minha época, (a personagem) era bem popular, mas depois deu um tempo que ficou meio desaparecida e, agora, está voltando com bastante intensidade — relata Eduardo, ressaltando a importância do produto ser totalmente brasileiro.
Já Sharon celebra poder compartilhar a paixão pela personagem com a filha, o que ainda estimula a leitura:
— Acho bem legal ver que os nossos filhos estão curtindo o que a gente curtia na nossa época. E a Giovanna tem os gibis da Mônica e pede para a gente ler.
Ao ser questionada pela mãe se gostava mais da Mônica ou da Magali, a envergonhada Giovanna respondeu:
— Gosto das duas.
Visitando o espaço de família, a dona de casa Joviane Rodrigues, 39, trouxe o marido Alexandre Romeira Rodrigues, 48, servidor público, a mãe Melani Postai, servidora pública, 58, e os filhos Théo, três, e a pequena Anna, seis meses. Eles foram ao espaço revisitar a personagem que fez parte da vida de todos.
— Apesar de estar completando 60 anos, segue evoluindo, atual — enfatiza Joviane sobre a personagem.
A mãe dela reforça, inclusive, que gostou de descobrir na visita que, agora, a Turma da Mônica conta com um personagem cadeirante, o Luca:
— Eu gostei do bonequinho de cadeira de rodas, que era algo que não tinha antes e tem agora. Bom ver a diversidade, as mudanças, a inclusão.
Alexandre também ressalta que é ótimo ver uma personagem nacional consolidada há 60 anos ainda hoje ter grande relevância:
— Influenciou a nossa infância. Dos poucos gibis que eu li, a maioria era da Mônica, já por ser daqui, por ser nosso.
E sobre o passeio, o pai de Théo e Anna aponta os pontos positivos:
— A ideia é bem boa, bem interativa, ainda mais com a tecnologia que as crianças de hoje em dia adoram. Já nascem com um celular e um tablet na mão. Elas gostam da Mônica e a gente tem que incentivar. É muito melhor do que esses desenhos violentos.
Théo também deu o seu parecer sobre o passeio:
— Gostei "grandão". Gostei da Mônica, do bolo e da piscina de bolinhas.
Festa Surpresa da Mônica
- Até o dia 15 de novembro, no Praia de Belas Shopping (Av. Praia de Belas, 1181), em Porto Alegre.
- Visitação de terça a sexta-feira e nos domingos e feriados, das 13h às 21h. Nos sábados, das 10h às 22h. Os encontros com a Mônica são de terça a sexta, às 17h, 18h, 19h e 20h, e sábados e domingos às 13h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18h.
- Ingressos a partir de R$ 25 (inteiro adulto) ou R$ 45 (para família, com dois adultos e uma criança). Bebês de até dois anos são isentos. Os ingressos com encontro com a Mônica são mais caros, custando R$ 40 (inteiro adulto) ou R$ 55 (para família, com dois adultos e uma criança).
- Venda na plataforma Sympla.