Após nove anos, Caxias do Sul receberá mais uma edição da Mãos da Terra, uma feira de cultura e artesanato que tem como principal objetivo produzir um intercâmbio cultural entre artesãos de todas as partes do Brasil e do mundo. A 7ª edição do evento está prevista para ocorrer entre 30 de junho e 9 de julho, no Centro de Eventos do Parque Mário Bernardino Ramos. Ao longo dos 10 dias de evento, o público poderá visitar a feira das 14h às 21h.
Segundo o promotor da Feira, Marcus Romera, nas últimas edições a organização sentiu a necessidade de realizar uma pausa na feira que, em princípio, seria de apenas três anos, mas acabou postergada para nove anos. Ele destacou que essa pausa é necessária para "não cansar a feira", que aconteceu por seis anos seguidos.
— A feira já vinha com o mesmo formato nessas seis edições e, nas duas últimas, principalmente em 2013, houve uma diminuição no número de expositores. Isso aconteceu devido a algumas políticas do governo federal, principalmente em relação aos estrangeiros que traziam sua mercadoria e eram taxados. Isso começou a afugentar esses expositores, porque começou a ficar complicado para eles pagarem um imposto elevado para trazerem seu artesanato — disse.
As seis edições da feira reuniram um público total de mais de 500 mil pessoas e, para esse ano, a expectativa é manter a média de 70 mil visitantes ao longo dos 10 dias de evento. E tudo indica que esse número será atingido, pois até o momento sete países já confirmaram participação na Mãos da Terra. Artesãos do Chile, Índia, Paquistão, Peru, Tunísia e Turquia estarão no evento, ao lado de expositores brasileiros.
Além disso, essa edição contará com diversas novidades. Algumas delas são as noites temáticas, para fortalecer a gastronomia e cultura, o Filó das Embaixatrizes da Festa da Uva, a mostra do Festival de Dança de Forqueta, uma exposição de orquídeas, além de apresentações culturais. Outro ponto importante da feira, que terá segmento neste ano, é a Mostra do Artesão Caxiense, um espaço que corresponde a 30% da área total destinado ao artesanato local.
— Selamos com o município o objetivo de fortalecer o artesanato local, porque não é justo trazer o artesanato internacional e de outros Estados do Brasil e não valorizar o que é nosso. A Mostra do Artesão Caxiense é tradicional desde a primeira edição, onde os artesões de Caxias participam sem custo algum — destacou Romera.
A Mãos da Terra proporcionará a oportunidade para o público conhecer, interagir e comprar produtos de diferentes culturas. A entrada na feira será de R$ 8. Menores de 12 anos e pessoas acima de 60 têm entrada franca.