O blogueiro americano Perez Hilton passou a comercializar roupas com estampas da Cuca, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. A personagem em sua adaptação para a TV Globo, de 2001, virou hit na web ao seu utilizada em gifs por usuários estrangeiros. Os brasileiros ficaram indignados com a "apropriação cultural" e iniciaram uma "guerra memeal" – uma referência a troca de memes.
A comercialização da personagem pode acabar rendendo um processo a Perez. Álvaro Gomes, empresário responsável pelo legado de Monteiro Lobato, relatou ao site UOL que estuda processar o blogueiro.
Leia mais:
Cuca é a nova Gretchen: entenda por que personagem está fazendo sucesso
Com Thaila Ayala dublada em português, "Pica-Pau" ganha trailer
Prepare-se: a Cuca pode ser o estopim de mais uma Guerra Memeal
"Não pode, tem que pedir autorização. Quando as pessoas pedem, eu dou até de graça quando vejo que é beneficente ou cultural. Mas uma pessoa ganhar dinheiro às custas da obra do Monteiro Lobato não concordamos. Espertinho tem em qualquer lugar. Vou pedir para a Globo entrar com uma ação contra essa pessoa. Se a Globo demorar, aciono um escritório em Los Angeles para entrar com o processo", explicou Gomes, que trabalha há 21 anos com os herdeiros obras de Lobato – uma neta e três bisnetos do escritor. Ele atua diretamente no licenciamento do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
O empresário ainda disse ao UOL que deverá repassar o uso indevido de Cuca para a Globo: "Vou pedir para a Globo entrar com uma ação contra essa pessoa. Se a Globo demorar, aciono um escritório em Los Angeles para entrar com o processo".
A emissora informou que a Globo "não licenciou o direito de uso da personagem para comercialização das camisetas e está analisando as medidas cabíveis".