Em 2001 Cássia Rejane Eller estava no auge. Dois anos antes, havia sido reconhecida pela intelligentsia da música popular brasileira, com o disco Com você... meu mundo ficaria perfeito (1999). Impulsionada pelo hit O segundo sol, do parceiro e amigo Nando Rei, virou tema de novela e passou a tocar sem parar no rádio.
Ficou popular. Elevada a categoria de estrela do rock, realizou uma participação incendiária no Rock in Rio, em janeiro de 2001. No meio do ano, chegou ao grande público com um Acústico MTV – até hoje seu álbum mais vendido, onde expôs a versatilidade que lhe era peculiar. Mas só gravou malditos: Edith Piaf, Cazuza, Renato Russo, Mutantes.
Mas antes que pudesse avançar ainda mais, foi interrompida. Morreu no dia 29 de dezembro, há exatos 15 anos. Veja, a seguir, cinco canções fundamentais na voz inigualável de Cássia Eller.
1. MALANDRAGEM
Composição do amigo Cazuza, foi o primeiro grande hit de Cássia. Está no disco Cássia Eller (1994) e também no Acústico MTV (2001).
2. E.C.T
Uma das primeiras canções que Cássia gravou de Nando Reis – que assina a letra com Carlinhos Brown e Marisa Monte. Também do disco Cássia Eller (1994).
3. HEAR MY TRAIN A COMING
Do segundo disco de Cássia, O marginal (1992). Sua própria interpretação, visceral e intensa, de um blues eletrificado de Jimi Hendrix.
4. POR ENQUANTO
Versão da música da Legião Urbana, presente no primeiro disco de Cássia, de 1990. Renato Russo costumava dizer que a canção havia encontrado sua interpretação definitiva na voz de Cássia, que introduz I've got a feeling, dos Beatles, no começo de sua versão.
5. NON, JE NE REGRETTE RIEN
Faixa de abertura do Acústico MTV, uma regravação da canção que ficou famosa na voz de Edith Piaf. Doçura e força na medida certa.