Em épocas de preocupação com o futuro do planeta, a banda Preserve Reggae, que tem integrantes de Gravataí e Taquara, dá o exemplo. Fundado em fevereiro de 2013, o grupo investe em letras que pregam a conscientização sobre o tema, e a preservação ambiental.
– Começamos fazendo releituras de Bob Marley e Mato Seco. Mas eu já escrevia letras que falavam do tema (preservação ambiental). Quando começamos a banda, passei a colocar as músicas nos ensaios e shows e deu certo – relembra o vocalista Fernando Spok.
Por ser uma banda que tem em seu repertório músicas predominantemente próprias, a Preserve Reggae começou a fazer shows em lugares alternativos, como em eventos culturais, que dão espaço para esse tipo de som.
– Por esse motivo, não tocamos muito em lugares comerciais. Levamos nosso som para para lugares como o Acamps Roots, evento que acontece na Cascata do Chuvisqueiro, em Riozinho, no Vale do Paranhana. Lá, vai rolar luau, aulas de ioga. Essa é a nossa proposta, defender a bandeira roots e fazer algo diferente na música – afirma Cássia, vocalista do grupo e que também toca escaleta, um instrumento de sopro.
Diversidade dá o tom
Além das letras, o grupo organiza mutirões para limpar rios na região e ainda percorre escolas de Gravataí e Taquara.
– Nosso maior objetivo é conscientizar as pessoas. Se não cuidarmos e respeitarmos o nosso planeta, o que vamos deixar para nossos filhos e netos? – questiona Cássia.
Conheça outras histórias de Estrelas da Periferia
Entre as composições do grupo, estão Vibe que Emanamos, Filho da Mãe Natureza e Problema. As composições são de Fernando, mas a diversidade musical do grupo vem ajudando no surgimento de novas faixas.
– Cada um tem una influência. O acordeonista curte música nativista. O percussionista, um som mais hard core. O Jorge curte rap. Acho que o único que tem origem no reggae mesmo é o Diego (risos) – comenta Fernando.
Ainda integram a Preserve Reggae Wilian (acordeão), Diego (bateria), Vanderson (percussão) e Jorge (baixo).
Pitaco de quem entende
Claus, da dupla com Vanessa, fala do show da Preserve Reggae:
– É uma banda com pegada bem roots, curto muito isso. O acordeão é um diferencial, mas tem que ser muito dosado para não saturar. Falta uma lapidação, um ajuste de estrutura e de dinâmica para se tornar mais interessante.
Aqui, o espaço é todo seu!
– Para falar com a Preserve Reggae, ligue para 9150-0347.
– Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas em MP3 ou clipe e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.