Uma cena de sexo gay entre dois personagens da série How to get away with murder foi cortada de um episódio transmitido pelo canal de TV italiano Rai. O episódio da série que mostra Connor (Jack Falahee) e Oliver (Conrad Riamora) transando foi modificado, o que causou revolta no criador da série, Pete Nowalk. Ele foi ao Twitter e divulgou um vídeo com a passagem completa e a mensagem "Espectadores italianos, aqui está a cena de Coliver (a união dos nomes de Connor e Oliver) como gostaríamos que vocês tivessem assistido".
Curiosamente, o corte acontece na semana em que a novela Liberdade, liberdade, da RBS TV, vai exibir uma cena semelhante – no episódio desta terça, os personagens de Ricardo Pereira e Caio Blat devem aparecer em uma cena de sexo gay, considerada a primeira da teledramaturgia da Globo.
Leia mais:
"Vai ser um romance meio brutal", diz Caio Blat sobre relacionamento gay
Tele Tudo: Liberdade, liberdade faz crítica atual com trama de época
Liberdade, liberdade exibirá 1ª cena de sexo gay em novelas da Globo nesta terça
Uma das produtoras da série, Shonda Rhimes foi mais direta em suas críticas. No Twitter, ela compartilhou o vídeo divulgado por Nowalk e escreveu que "censura a qualquer tipo de amor é imperdoável", com a hashtag #loveislove, ou "amor é amor". O ator Jack Falahee, que interpreta o personagem Connor, também se pronunciou nas redes sociais: "isso é louco", escreveu o ator.
Após as reclamações, o canal RaiDue, no qual a série é transmitida na Itália, twittou um pedido de desculpas, afirmando que o episódio completo seria transmitido no dia seguinte, sem qualquer corte. Ao jornal italiano Corriere della Sera, uma das diretoras do canal, Ilaria Dallatana, voltou a pedir desculpas pela censura: "Até mesmo essas controvérsias nos ajudam a dar os passos certos em direção ao futoro. Como foi demonstrado pelas mudanças na nossa programação, RaiDue vai ser cada vez mais sensível à complexidade do mundo contemporâneo".