As noites de sábado podem até ser sinônimo de festa, restaurante ou sessão de cinema, mas esta estará propícia para uma ida ao museu. Ou aos museus. Oito espaços culturais de Porto Alegre funcionarão em um horário especial, das 19h à meia-noite – e, além de abrirem com suas exposições para visitação, receberão o público noturno com apresentações musicais.
Leia mais
Vila Flores, que estará na Bienal de Arquitetura de Veneza, é espaço para artistas, designers e arquitetos
MoMa oferece curso de fotografia online gratuito
Museu de rua revela paisagens e história da Ilha da Pintada
O projeto Noite dos Museus tem o objetivo de atrair a população a esses ambientes e promover uma integração com a cidade. A inspiração vem do evento A Longa Noite dos Museus, em Berlim.
– Infelizmente, no Brasil não temos o hábito de visitar os museus com frequência. A ideia então é apresentá-los, fazer com que as pessoas aproveitem a beleza e o conhecimento desses espaços – explica Francisco Marshall, historiador, antropólogo, professor da UFRGS e curador do projeto.
As atrações foram escolhidas em diálogo com a característica de cada museu, ajudando o visitante a compreender os diferentes perfis. Por exemplo: no Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), fagotistas da Ospa irão improvisar uma performance com base nas obras expostas; enquanto no Planetário, a dupla Fernando Cordella e Cíntia de Los Santos fará um pocket show inspirado na ideia de que os astros produzem música.
Foodtrucks estarão funcionando em pontos próximos aos museus e estudantes da UFRGS trabalharão nos locais como monitores. Para facilitar a locomoção entre os espaços, foi criado o aplicativo Noite dos Museus, disponível nas lojas App Store e Google Play. O projeto foi idealizado pela empresa gaúcha Rompecabezas e tem patrocínio da Telefônica Vivo por meio da plataforma Vivo Transforma.
Confira a programação clicando nos museus participantes: