Foram necessárias 16 edições para o Big Brother Brasil ter uma grande protagonista. Até que ela própria resolveu acabar com sua festa particular. Ana Paula Renault, 34 anos, comandou o jogo enquanto esteve na casa mais vigiada do país, de onde foi expulsa – com razão – há uma semana após "estapear" o colega Renan. Mas ela segue mandando mesmo fora do reality show.
A eliminação de Adélia no último paredão demonstrou que os discípulos de Ana herdaram seu poder e empatia. Munik e Ronan escaparam de sair da casa e, junto com Geralda, agora ditam as regras. No entanto, sem a jornalista mineira, o programa perdeu muito de seu apelo.
Leia mais:
Susana Vieira e ex-BBB Ana Paula terão quadros no "Vídeo Show"
"BBB16": próximo paredão será triplo e um brother "sumirá" da casa
"BBB16": Munik volta a ser líder ao responder "quem matou Odete Roitman?"
Esta semana sem Ana Paula teve um ou outro acontecimento de destaque e, no mais, foi um marasmo total. Quem é assinante do pay-per-view saiu ainda mais prejudicado. Sem o recurso do "Mister Edição", tentar acompanhar o BBB 16 ao vivo é um convite ao sono.
Nem mesmo os participantes sabem muito bem o que fazer após a saída da jornalista. Renan e Matheus até tentaram polemizar, comprando, com a grana coletiva, um churrasco apenas para os dois. Mas nem isso rendeu. As folhas caem no quintal, os passarinhos cantam e nada de mais acontece na casa.
O BBB empolga ou deixa de empolgar por causa de seus personagens. Sem bons protagonistas, a história não rende, o público não curte, e a chance de sucesso vai pelo espaço. Com seu jeito surtado, Ana Paula devolveu o tempero que estava faltando. Arrumou briga, defendeu adversários e falou verdades diretamente para seus "opositores". Jogou com o poder que o público foi dando a ela. Ter voltado de tantos paredões e ter sido beneficiada na versão fake tiraram-lhe os limites, mas garantiram a ela um lugar de destaque. Se tivesse permanecido no jogo, a final deveria bater todos os recordes: de audiência e de votos. Mas seu descontrole abreviou tudo.
Fora da casa, Ana Paula dividiu opiniões e levou as redes sociais ao êxtase – tanto que, na segunda-feira passada, ao participar do Mais Você, foi trending topic mundial do Twitter em um dia que também teve nude de Kim Kardashian.
Se o BBB perdeu emoção, a Globo está sabendo tirar proveito da popularidade de Ana Paula. Depois de participar de programas da casa, a jornalista vai comandar no Vídeo Show o quadro Por Onde Anda, em que entrevistará ex-BBBs, a partir desta segunda-feira – mesmo dia em que a atriz Maíra Charken estreia no comando do programa ao lado de Otaviano Costa. Mas não faltou gente para observar que Ana Paula provavelmente mandaria muito melhor na bancada.