Os fãs da série britânica Doctor Who podem comemorar. Estreia hoje a nona temporada, às 21h, no canal Syfy. O primeiro episódio, The Magicians Apprentice, será exibido, primeiro, dublado e, às 22h, vai ao ar em versão legendada. Antes, a série era exibida na América Latina pela BBC HD, que se tornou BBC Earth, com foco na exibição de documentários.
Crítica: Com amargura e humor, "Meu Amigo Hindu" é irregular
Para quem não conhece e procura uma série de ficção científica para chamar de sua, Doctor Who é uma das mais longevas da história. Foi lançada em 1963 pela BBC e conta a história de Doctor, um Senhor do Tempo, nascido no planeta Gallifrey. Ele viaja no tempo e no espaço na Tardis (Tempo e Dimensão Relativa no Espaço, na sigla em inglês), que se parece com uma cabine da polícia londrina da época do lançamento da série (e, como Doctor sempre lembra, é muito maior por dentro), ao lado de uma companheira de viagem. O programa ficou no ar de 1963 a 1989 e foi relançada em 2005, na sequência que conhecemos agora e que estreia no Syfy.
Uma das características mais marcantes da série é a troca do ator que interpreta Doctor. Atualmente, a tarefa cabe a Peter Capaldi, escocês de 57 anos que vive pelo segundo ano aventuras pelo tempo e espaço. Se muda o Doctor, mudam também as companheiras de viagens. Junto com Capaldi, está Jenna Coleman como Clara Oswald. Ela já tinha aparecido na sétima temporada, quando o protagonista ainda era interpretado pelo ator Matt Smith, mas ganhou um assento especial na Tardis a partir da oitava temporada.
Série "MacGyver" ganhará remake
Décima temporada adiada
A nova temporada, que terminou em dezembro de 2015 no Reino Unido com a exibição do tradicional episódio natalino, traz boas surpresas. A primeira é a participação da atriz Maisie Williams (a Arya, de Game of Thrones), como Ashildr, uma garota que ajuda Doctor e Clara em um momento de dificuldade e que acaba ganhando o dom da imortalidade. A personagem funcionou tão bem na série que a BBC decidiu lançar um livro só com as aventuras da garota imortal.
Outra novidade que deixou fãs do mundo inteiro em polvorosa é o reaparecimento de River Song (Alex Kingston) no episódio natalino. River é esposa de Doctor, uma viajante do tempo que tem muitos encontros e desencontros fora de sincronia com o protagonista. Essa deve ser a última participação da personagem na série, já que vamos ver que o encontro acontece em um ponto que antecede a despedida dela (o que aconteceu em um episódio da quarta temporada). Claro, até que alguém resolva trazê-la de volta, um artifício possível em uma série de ficção científica sem uma linearidade clara.
Nostalgia toma conta do universo das séries
Essa também é uma temporada para começar algumas despedidas. Jenna já anunciou que não vai participar da décima temporada.
A próxima leva de episódios foi, inclusive, adiada para 2017 e deve ser a última do produtor Sthephen Moffat à frente da atração. Moffat foi o responsável por reintroduzir a série aos novos fãs e comandou mais de 50 capítulos. O produtor também está à frente de outra série conhecida e com uma grande base de fãs no mundo inteiro: Sherlock. Ele deve ser substituído por Chris Chibnall, um dos atuais roteiristas.
Série relembra história dos Mamonas Assassinas