Como acompanhar no domingo
Canal TNT
Canal E!
Nome bastante badalado em Hollywood por conta de sua destacada atuação na série da Netflix Narcos, o brasileiro Wagner Moura viverá neste domingo um momento emblemático de sua exitosa carreira. O baiano concorre a melhor ator em seriado dramático pelo papel do traficante colombiano Pablo Escobar.
Saiba mais sobre os concorrentes de cinema
Veja todos os candidatos ao Globo de Ouro 2016
Será uma disputa dura, em que desponta como favorito Jon Hamm, protagonista de Mad Men, atração que marcou a chamada nova era de ouro da dramaturgia na TV ao longo de suas sete temporadas. Com eles, estão concorrendo Liev Schreiber (de Ray Donovan, vencedor em 2015), Bob Odenkirk (Better Call Saul, atração derivada do sucesso Breaking Bad) e Rami Malek (da novata e elogiada Mr. Robot).
Hamm ganhou o Globo de Ouro em 2008, na primeira de suas seis indicações, mas o clima de despedida e o impacto deixado por Mad Men – que, aliás, não foi indicada na categoria de melhor série dramática, como foram Narcos e Mr. Robot – pesam a seu favor.
Com produção do também brasileiro José Padilha, Narcos tem como principais competidores na categoria de seriado dramático o fenômeno da temporada Empire, série que se passa nos bastidores de uma gravadora musical, e o sucesso popular Game of Thrones, com a produção britânica de época Outlander correndo por fora. Quem venceu a categoria em 2015 foi The Affair, não indicada neste ano.
Já entre as séries de comédia ou musical, a vencedora de 2015, pela segunda vez, Transparent, está de volta ao Globo de Ouro, assim como seu ator protagonista, Jeffrey Tambor. A atração produzida pela gigante Amazon tem na bagagem cinco Emmys, o principal prêmio da TV americana, e voltou para sua segunda temporada em novembro. A história destaca a transição de identidade sexual da trans Maura Pfefferman (Tambor) em meio aos problemas com sua disfuncional família. Transparent concorre com Veep, premiada produção em que Julia Louis-Dreyfus encarna a vice-presidente dos Estados Unidos cumprindo as rotinas protocolares e familiares na Casa Branca.
A novidade entre os indicados nessa categoria, que conta novamente com Orange Is the New Black, da Netflix, é Mozart in the Jungle, atração que tem o DNA da família Coppola – Roman Coppola é um dos criadores – e trata dos bastidores do mundo da música erudita em clima de rock’n’roll, com um maestro vivendo uma rotina de sexo, drogas e partituras. Protagonista da série, o mexicano Gael García Bernal concorre também a melhor ator na categoria. Mozart in the Jungle também é da Amazon, que amplia a cada ano sua participação no segmento dos serviços de streaming que a Netflix mostrou existir à margem dos grandes canais de TV.
O quinto concorrente no grupo é Silicon Valley, da HBO, que tem como personagens os gênios que fazem girar a milionária indústria da computação.
ZH.com – Cobertura ao vivo das equipes do 2º Caderno e da revista Donna.
Melhor ator de série dramática
Wagner Moura (Narcos)
Jon Hamm (Mad Men)
Rami Malek (Mr. Robot)
Bob Odenkirk (Better Call Saul)
Liev Schreiber (Ray Donovan)
Melhor atriz em série dramática
Caitriona Balfe (Outlander)
Viola Davis (How to Get Away With Murder)
Eva Green (Penny Dreadful)
Taraji P. Henson (Empire)
Robin Wright (House of Cards)
Melhor ator em série de comédia ou musical
Aziz Ansari (Master of None)
Gael García Bernal (Mozart in the Jungle)
Rob Lowe (The Grinder)
Patrick Stewart (Blunt Talk)
Jeffrey Tambor (Transparent)
Melhor atriz em série de comédia ou musical
Rachel Bloom (Crazy Ex-girlfriend)
Jamie Lee Curtis (Scream Queens)
Julia Louis-Dreyfus (Veep)
Gina Rodriguez (Jane the Virgin)
Lily Tomlin (Gracie e Frankie)
Melhor minissérie ou filme para TV
American Crime
American Horror Story: Hotel
Fargo
Flesh & Bone
Wolf Hall