A temporada de premiações da indústria cinematográfica viverá neste domingo a noite que costuma indicar qual será o clima da festa do Oscar, marcada para 28 de fevereiro. A 73ª edição do Globo de Ouro, distinção concedida pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, será realizada em Los Angeles, com transmissão ao vivo do canal pago TNT a partir da 22h – a cerimônia tem início às 23h.
No Globo de Ouro, que contempla também produções para a televisão, os concorrentes a melhor filme são divididos em duas categorias: drama e comédia ou musical. A primeira reúne neste ano produções que têm mostrado mais força junto aos críticos e em outras premiações. Em cartaz no Brasil, o drama Spotligh – Segredos Revelados, sobre a investigação jornalística que expôs casos de pedofilia na Igreja, foi eleito o melhor filme de 2015 pela Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos EUA, entre outros prêmios. Carol, com sessões de pré-estreia em Porto Alegre, é o que tem mais indicações: cinco, duas delas com suas atrizes, Cate Blanchett e Rooney Mara, que vivem um romance – Rooney ganhou o prêmio de atuação feminina no Festival de Cannes.
Já exibido no circuito, Mad Max – A Estrada da Fúria levou o prestigiado prêmio Fipresci, concedido por críticos de todo o mundo, feito raro para um blockbuster. Os outros dois concorrentes ainda são inéditos no Brasil. O Regresso é assinado pelo mexicano Alejandro González Iñárritu, muito badalado após a consagração de seu oscarizado Birdman, e traz uma elogiada performance de Leonardo DiCaprio como homem que tenta sobreviver em um ambiente inóspito. Azarão no grupo, O Quarto de Jack conta a história de uma presidiária e seu filho que nasce e cresce no cárcere.
Entre as comédias ou musicais, uma presença inusitada, que não se enquadra em nenhum dos gêneros: a ficção científica Perdido em Marte, já exibida no país, assim como, esta sim uma comédia, A Espiã que Sabia de Menos.
Joy – O Nome do Sucesso reúne novamente o diretor David O. Russell e a queridinha de Hollywood Jennifer Lawrence, que vive uma dona de casa que fica milionária com um invento. A Grande Aposta traz Brad Pitt, Christian Bale, Ryan Gosling e Steve Carell encenando peripécias de um investidor em tempos de crise econômica. Apresentando a comediante Amy Schumer como mulher de vida amorosa desastrada, Descompensada tem distribuidora garantida no Brasil, mas segue engavetado e sem previsão de estreia no país.
Como acompanhar no domingo
Canal TNT – Ao vivo a partir das 22h e cerimônia às 23h.
Canal E! – Tapete vermelho ao vivo a partir das 21h.
ZH.com – Cobertura ao vivo das equipes do 2º Caderno e da revista Donna.
Outros indicados:
Melhor diretor
Todd Haynes (Carol)
Alejandro Iñárritu (O Regresso)
Tom McCarthy (Spotlight – Segredos Revelados)
George Miller (Mad Max: Estrada da Fúria)
Ridley Scott (Perdido em Marte)
Melhor ator de drama
Bryan Cranston (Trumbo)
Leonardo DiCaprio (O Regresso)
Michael Fassbender (Steve Jobs)
Eddie Redmayne (A Garota Dinamarquesa)
Will Smith (Concussion)
Melhor atriz de drama
Cate Blanchett (Carol)
Brie Larson (O Quarto de Jack)
Rooney Mara (Carol)
Saoirse Ronan (Brooklyn)
Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa)
Melhor ator de comédia ou musical
Christian Bale (A Grande Aposta)
Steve Carell (A Grande Aposta)
Matt Damon (Perdido em Marte)
Al Pacino (Não Olhe para Trás)
Mark Ruffalo (Sentimentos que Curam)
Melhor atriz de comédia ou musical
Jennifer Lawrence (Joy: o Nome do Sucesso)
Melissa McCarthy (A Espiã que Sabia de Menos)
Amy Schumer (Descompensada)
Maggie Smith (A Senhora da Van)
Lily Tomlin (Grandma)