Se o Planeta Atlântida fosse uma pessoa, ele provavelmente estaria no meio da faculdade, construindo a carreira em um dos primeiros empregos e já se acharia um motorista experiente. O festival, um jovem adulto, completa 20 anos nesta edição e, para celebrar essas duas décadas de música, o aniversário promete ser dos grandes.
O tempero especial estará na abertura. Para começar o evento logo às 17h50min, logo após a tradicional participação de Neto Fagundes, na sexta-feira, o Palco Planeta receberá o Planeta20, um show que unirá os principais grupos gaúchos que embalaram o festival ao longo de todo esse tempo. A Império da Lã será a banda base de toda a apresentação, que terá as participações especiais de representantes (ou do time completo) dos grupos Acústicos & Valvulados, Cachorro Grande, Nenhum de Nós, Bidê ou Balde, Comunidade Nin-Jitsu e Papas da Língua, além do criador do tema do Planeta, Juliano Cortuah.
– Convidamos todas as bandas que continuam radicadas no Estado e que já se apresentaram no Palco Central. Informalmente, muitos deles já tocam juntos, então decidimos fazer isso de forma um pouco mais organizada e mostrar para o público – explica o produtor e um dos idealizadores do Planeta Atlântida, Eugênio Corrêa.
Confira imagens do ensaio e Serginho Moah falando sobre o show:
A ideia é contar a trajetória do festival por meio da música. Isso significa que o público vai poder relembrar diversos hits que fizeram sucesso nos últimos 20 anos.
– A preocupação não está na harmonia ou em ter um show que tenha tecnicamente um sentido. Queremos fazer uma grande festa – promete Corrêa.
MÚSICOS RENOMADOS E GRANDES AMIGOS
A Comunidade Nin-Jitsu contabiliza 20 participações no Planeta, se somadas as apresentações do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Mano Changes e Fredi Endres lembram da estreia da banda no festival, em 2000.
– Abrimos o sábado para umas 20 mil pessoas. Na terceira música, eu não tinha mais ar. Era excesso de adrenalina – recorda Mano Changes.
– Não tem como esquecer a primeira vez. Subir no palco e encarar a multidão... – completa Fredi Endres.
Para Carlinhos Carneiro, vocalista da Bidê ou Balde, o convite veio em um momento especial:
– Foi logo depois da morte do Júpiter(Maçã). Então, vai ser uma homenagem à música gaúcha, com canções que foram importantes para a galera, mas a sensação é que também estaremos o homenageando.
Carlinhos também destaca que, além de ser uma mistura musical interessante, o show será uma junção de amigos. Essa parceria ficou clara com o clima descontraído de um ensaio realizado na segundafeira, em um estúdio de Porto Alegre. Era tanta gente que o espaço ficou apertado, mas nem por isso faltou bom-humor.
– Vou pegar uma ficha para entrar aí! – brincou Fernando Pezão, baterista do Papas da Língua.
Formação do Planeta20
-IMPÉRIO DA LÃ (banda base)
-RAFAEL MALENOTTI (Acústicos & Valvulados)
-BETO BRUNO E MARCELO GROSS (Cachorro Grande)
-THEDY CORRÊA (Nenhum de Nós)
-MANO CHANGES, FREDI ENDRES, NANDO ENDRES E ERICK ENDRES (Comunidade Nin-Jitsu)
-BIDÊ OU BALDE
-PAPAS DA LÍNGUA
-JULIANO CORTUAH (criador do tema do Planeta)