Um dos principais violonistas do Brasil, Yamandu Costa comanda Sete Vidas em 7 Cordas, programa que estreia nesta quinta-feira no Canal Brasil, às 20h. Mas o renomado artista não é o verdadeiro protagonista: a grande estrela mesmo é o violão de 7 cordas.
Produzida pela Doblechapa, a série é dedicada exclusivamente ao instrumento, peça fundamental na configuração do samba e do choro. A ideia é criar um painel histórico do violão de 7 cordas, que teria sido introduzido na música brasileira por Arthur Souza Nascimento, o Tute, integrante do conjunto de Pixinguinha. Nas gerações seguintes, vários artistas incorporaram a técnica com criatividade, levando o instrumento de 7 cordas para além dos limites de gêneros e convenções.
O gaúcho Yamandu Costa é o curador e apresentador, propondo um recorte abrangente: serão retratados instrumentistas de diferentes regiões do Brasil, com idades entre 19 e 70 anos. A cada episódio, geralmente um músico e sua história de vida estão em foco, abordando a relação do violonista com o instrumento e o ambiente musical no qual ele está inserido.
No programa de estreia, Yamandu viaja à Rússia para descobrir mais sobre a tradição local no assunto, já que os ciganos do norte da Europa são possivelmente os precursores na inclusão de uma nota mais grave no instrumento. Depois disso, seguem episódios sobre personalidades como Carlinhos 7 Cordas, Rogério Caetano, Luizinho 7 Cordas, Valter Silva e Vinicius Sarmento.
Arthur Bonilla, violonista gaúcho morto neste ano, é um dos personagens - a gravação se deu cinco meses antes do acidente de carro que tirou a vida do artista. Amigo de infância de Yamandu, Bonilla se junta a nomes da música gauchesca, entre eles Renato Borghetti, Luiz Carlos Borges e João de Almeida Vargas, para uma roda de música no quinto episódio. Os dois parceiros de juventude também fazem uma viagem às terras da família Bonilla, em Cruz Alta.
Com sete capítulos, a série tem direção de Pablo Francischelli e fotografia de Rita Albano - cada programa dura aproximadamente 50 minutos. Além de quinta à noite, Sete Vidas em 7 Cordas também vai ao ar na terça, às 19h, e domingo, às 12h30min, como reprise.
Os episódios
O programa será apresentado ao longo de sete semanas. Veja os temas:
- Quarta-feira: Herança russa (origem)
- Dia 22: Carlinhos 7 Cordas
- Dia 29: Rogério Caetano
- Dia 5/1: Luizinho 7 Cordas
- Dia 12/1: Arthur Bonilla
- Dia 19/1: Valter Silva
- Dia 26/1: Vinicius Sarmento