Nem a chuva fraca, que caiu no início da noite deste sábado, fez o público arredar o pé do Parque Moinhos de Vento em mais uma edição do Concerto Comunitário de Natal. Cerca de 2h antes do início do evento, as cadeiras disponíveis ao público já estavam todas ocupadas, e parte do gramado também era ocupado pela população, que trouxe cangas e cadeiras de praia para acompanhar o show.
Entre os espectadores, o empresário João Moraes, 56 anos, dividia uma garrafa de champanhe com a mulher e os amigos nas horas que antecediam o início do espetáculo:
- Viemos todos os anos para cá, e desta vez é mais especial porque somos fãs do Gil. Por isso, e para acompanhar o pôr do sol da melhor maneira, decidimos trazer comidas e bebidas.
Confira os pedidos de camarim de Gilberto Gil para apresentação no Parcão
Caetano Veloso e Gilberto Gil celebram 50 anos de carreira em show em Porto Alegre
Poucos minutos antes do início do evento, que começou às 21h, Gilberto Gil chegou ao local, acompanhado da empresária e de um violão. Ele falou com Zero Hora sobre a importância de celebrar datas especiais:
- São manifestações naturais da vida da sociedade, dos ciclos da vida. As comemorações e festas de final de ano são parte da nossa tradição. O importante é viver e apreciar momentos de relaxamento, momentos de tocar partes mais sensíveis da mente e do coração.
Sobre estar participando pela primeira vez de um evento tão tradicional para o público gaúcho, Gil se disse feliz com a oportunidade e surpreso com a pluralidade dos espectadores que aguardavam o show:
- Eu vi velhos com crianças, filhos, netos. Fico feliz em poder dar às pessoas oportunidade para que elas celebrem esse lado mais ameno da vida.
Gil entrou no palco por volta das 21h30, e para o delírio da plateia tocou sucessos como Domingo no Parque, Panis et Circenses, Andar com Fé e Não Chores Mais.
Também participam da apresentação o Coral e Orquestra Unisinos Anchieta, sob regência de Evandro Matté, tocou canções natalinas e músicas de concerto, a Companhia H de Dança, comandada pelo coreógrafo Ivan Motta, o Grupo Vocal Gospel e os solistas Carla Cottini, Rafael Gubert e Luiza Haggstran.
A noite foi finalizada com um show de fogos de artifício. De acordo com a organização do evento, mais de 30 mil pessoas estavam no show.
Veja fotos do evento: