Viola Davis fez história na noite do último domingo ao se tornar a primeira mulher negra a vencer o Emmy de melhor atriz em série de drama. Em 67 edições do evento, somente mulheres brancas haviam levado o prêmio, e apenas nas categorias de comédia e de minissérie. Protagonista de How to Get Away with Murder, série em que interpreta a professora Annalise Keating, Viola usou seu discurso de agradecimento para lembrar outras atrizes negras que já disputaram premiações, mas foram ignoradas.
Opinião: Emmy 2015 saiu da mesmice e premiou a ousadia
"Game of Thrones" e "Veep" são os grandes vencedores do Emmy Awards 2015
- Deixem-me dizer algo: o único que separa as mulheres de cor de qualquer outra é a oportunidade. Não se pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não estão disponíveis - declarou a atriz de 50 anos.
Os favoritos e os esnobados nas indicações do Emmy Awards 2015
Saiba onde assistir às principais séries indicadas ao Emmy
Viola também citou no discurso uma frase da ativista negra Harriet Tubman (1822-1913), conhecida como Black Moses (Moisés Negro):
- Em meus sonhos e visões, eu via uma linha, e do outro lado da linha estavam campos verdes e floridos e lindas e belas mulheres brancas, que estendiam os braços para mim ao longo da linha, mas eu não podia alcançá-las.
Precisamos conversar sobre o racismo no Oscar
Na mesma categoria, Taraji P. Henson (Empire) também estava indicada ao prêmio. Foi a primeira vez que duas atrizes negras disputaram o Emmy de melhor atriz em série de drama.
Assista ao discurso de Viola:
Viola Davis makes history tonight as the first black woman to win the Emmy for Outstanding Lead Actress in a Drama. #Emmys #Emmys2015 #ViolaDavis #HowToGetAwayWithMurder #makinghistory
* Zero Hora