Pouco ortodoxo em seus métodos, o médico Paulo pode até lembrar, em certos momentos, o singular dr. House, médico mais famoso da televisão nos últimos tempos. Mas as semelhanças com o seriado americano param por aí. Unidade Básica, nova série do canal Universal, tem uma pegada bem brasileira: com previsão de estreia para fevereiro de 2016, a história se passa em uma unidade básica de saúde da periferia.
Quem dá vida ao protagonista é Caco Ciocler, que conversou com o TV Show poucas horas antes de estrear a peça Caesar - Como Construir um Império, em Porto Alegre, na última semana. Seu personagem, Paulo, trabalha há mais de 15 anos em uma unidade básica de São Paulo. Bem-humorado e gentil com os pacientes, o médico é muito querido pela comunidade que atende.
Filmes para ver na TV neste fim de semana
"Esporte Espetacular" estreia novo quadro de desafios radicais com Karina Oliboni
- Abordamos a medicina preventiva e a volta do médico de família. O Paulo acredita nesses conceitos - conta o ator.
Irreverente, o médico interpretado por Ciocler bebe da fonte de House. Ele também não usa jaleco e é ousado clinicamente. Porém, há uma importante diferença:
- House é interessado nas doenças, enquanto Paulo foca mais no paciente. Meu personagem usa uma investigação mais comportamental.
Canal Brasil estreia série sobre a trajétoria de Ayrton Senna
Sofia Vergara e Kaley Cuoco são as atrizes mais bem pagas da TV, diz revista
O que vai atrapalhar a rotina do médico brasileiro é a chegada da recém-formada Laura (Ana Petta). Ao contrário de Paulo, a jovem ambiciosa foca-se no diagnóstico sem se aproximar do paciente. A novata enxerga a unidade como um degrau para a carreira de sucesso em um hospital particular, com salários altos e uma vida de luxo. A cada episódio, os dois precisam aprender a lidar com suas desavenças.
- O embate entre essas duas medicinas está acontecendo. Muita gente sai da faculdade achando que vai ganhar muito dinheiro, descobrir doenças raras e ser um superespecialista - ressalta.
Vídeo: sem previsão para voltar à TV, Carmo Dalla Vecchia fala sobre novos projetos no teatro
O cineasta Newton Cannito (9mm: São Paulo e Cidade dos Homens) assina o roteiro ao lado de Marcos Takeda e Victor Hugo Valois - a criação de Unidade Básica também contou com a ajuda da médica Helena Petta, irmã de Ana. Na direção do seriado, que terá oito episódios na primeira temporada, está a dupla Carlos Cortez e Carol Fioratti. Outros detalhes sobre a estreia, como dia e horário, ainda não foram divulgados.