O próximo James Bond deveria ser negro ou gay, argumentou Pierce Brosnan, que interpretou o sedutor espião 007 em quatro filmes da série.
- Claro. Por que não? - retrucou o ator irlandês, ao ser perguntado por um repórter da revista masculina Details se conseguia imaginar um 007 gay.
Em 2012, James Bond chegava aos 50 anos
Jovem gaúcho realiza o sonho de acompanhar as filmagens de James Bond
Brosnan disse duvidar que a produtora da franquia, Barbara Broccoli, permitiria um Bond gay enquanto for viva.
- Mas certamente seria interessante de se ver - acrescentou.
Especial compila 21 clássicos do século 21
"Kingsman: serviço secreto" parodia filmes de James Bond
- Vamos começar com um grande ator negro interpretando James Bond. Idris Elba certamente tem o porte físico, o carisma e a presença - sugeriu.
Elba, de 42 anos, é considerado o favorito a suceder Daniel Craig, que há dez anos interpreta o agente britânico a serviço da Rainha.
Brosnan interpretou Bond nos anos 1990 nos filmes 007 contra Goldeneye, 007 - O Amanhã Nunca Morre, 007 - O Mundo Não é o Bastante e 007 - Um Novo Dia para Morrer.
Suas declarações vieram a público cinco meses depois de outro ex-intérprete do 007, Roger Moore, ser alvo de críticas nas redes sociais ao sugerir que o critério racial deveria ser um fator considerado na escolha do próximo James Bond.
- Embora James tenha sido interpretado por um escocês, um galês, um irlandês, acho que deveria ser um inglês-inglês. É uma ideia interessante, mas pouco realista -publicou a revista francesa Paris Match em declarações atribuídas a Moore.
O astro de 87 anos, que interpretou James Bond em sete filmes entre 1973 e 1985, disse que suas colocações foram mal traduzidas.
"Uma entrevista que eu dei à Paris Match sugere que eu disse algo racista sobre Idris Elba. Simplesmente, não é verdadeiro" reagiu Moore em sua conta no Twitter. "Quando um jornalista pergunta se 'Bond deveria ser inglês' e você concorda, então diz que você falou isto sobre Idris Elba, isso está fora do contexto", acrescentou.
Nascido em Londres, Elba é filho de pai leonês e mãe ganesa. Seu papel de maior destaque até agora foi na pele do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela em Mandela - Longo Caminho para a Liberdade.
Nos romances originais de James Bond, escritos por Ian Fleming, o agente secreto é descrito como filho de pai escocês e mãe suíça, tendo passado grande parte da infância fora da Grã-Bretanha.
Órfão aos 11 anos, o herói fictício vive a partir de então com uma tia no sul da Inglaterra e é educado em Edimburgo, na Escócia.
* AFP