Não há estatísticas a respeito, mas é quase certo que a pedalada vagarosa para apreciar a vista e a sessão pipoca a dois ou com os amigos estejam entre os programas mais queridos para os finais de semana.
Pois eis que um grupo de jovens de Porto Alegre resolveu combiná-los e criar o Curta Bike POA, um roteiro ciclístico marcado para amanhã que percorre o Distrito Criativo de Porto Alegre - área do bairro Floresta repleta de ateliês e empreendimentos culturais -, em um trajeto pontuado por sessões de curtas e animações de cineastas da cidade.
Grupo realiza evento para propor troca de ruas por praças em Porto Alegre
O atual estado do Plano Cicloviário Integrado de Porto Alegre
A ideia do evento veio de bem longe: mais especificamente, de Pequim, na China, onde por seis anos viveu a jornalista Fernanda Morena, idealizadora do projeto. Na capital chinesa, a Electric Shadows, organização sem fins lucrativos destinada a levar o cinema independente ao máximo de recantos do país, organiza o Bike-In, pedalada cinematográfica anual por áreas rurais da cidade. Se, em um primeiro momento, a ideia era replicar o Bike-In em Porto Alegre inclusive em suas locações rurais, o foco mudou da natureza para a selva de pedra:
- Morei ali (no bairro Floresta) quase a minha vida toda - diz Fernanda. - Estava conversando sobre o projeto com o Lucas (Costanzi, da Sabujo Filmes), que é o curador da mostra. A ideia inicial era fazer na zona rural. Depois, ligando os parques. Essas ideias foram caindo porque era inviável fazer tudo isso sozinha. Aí, o Lucas tocou no assunto do Distrito C: por que não tentar fazer por ali? Na hora me deu aquele saudosismo do bairro e fiquei obcecada com a ideia.
Premiado em Gramado, "O Último Cine Drive-In" estreia nesta quinta-feira
Licitação prevê o dobro de estações de bicicletas de aluguel em Porto Alegre
Para participar, não há requisito algum: o evento é gratuito e é só aparecer. O passeio começa após as primeiras sessões no CC 100, um prédio da Cristóvão Colombo que foi revitalizado e abriga salas comerciais e espaço para eventos e exposições, onde todos se encontram às 14h. Depois, passa de bicicleta pelo centro de negócios criativos Vila Flores, com mais filmes. Mais uma pedalada até a próxima exibição de curtas no Studio Q, que reúne galeria, ateliê, incubadora de projetos e outras iniciativas culturais. Quem não tiver bicicleta pode ir a pé, de skate ou até de carro - lembrando que, em caso de chuva forte, o evento será cancelado. A ideia é se reunir para aproveitar a cidade e o que ela oferece, segundo Fernanda:
- A proposta é fazer uma mostrinha de filmes em lugares diferentes, e ir pedalando entre eles. A gente exibe filme, pedala, exibe filme, pedala.