Um bar pode ser mais do que um ponto de encontro para beber e encontrar amigos. Por isso, Zero Hora visitou cinco casas de Porto Alegre que convidam a uma imersão no universo de ícones da cultura pop. Do cultuado escritor Charles Bukowski ao cineasta Quentin Tarantino, as homenagens vão da decoração ao cardápio. Conheça o que cada um deles tem a oferecer e confira sugestões de drinque:
Capone Drinkeria
A discreta fachada negra com luminoso de neon vermelho em formato de Martini passa quase despercebida na Rua Castro Alves. Os curiosos que entram viajam no tempo até a década de 1920 ao adentrar um tradicional speakeasy, bar ilegal que vendia bebidas alcoólicas durante a lei seca nos Estados Unidos. O nome é uma homenagem ao personagem e contrabandista mais famoso do período: o gângster Al Capone.
O ambiente sofisticado de luz baixa e indireta lembra o escritório de Don Corleone, em O Poderoso Chefão (1972). Nas paredes, fotos da máfia ítalo-americana completam a atmosfera. O cardápio de bebidas oferece os drinques clássicos apreciados naquela época, além de releituras e combinações autorais.
O menu é didático, com ícones para designar cada bebida: cítrico, forte, apimentado, de frutas etc. Na trilha sonora, vozes clássicas como Frank Sinatra, Bing Crosby e Nat King Cole.
Rua Castro Alves, 449, fone (51) 3372-6021. De segunda a sábado das 19h às meia-noite.
Sugestão de Drink
Com conhaque, limão siciliano e calda de gengibre, o Scarface é o carro-chefe do bar e um dos drinques mais pedidos pelo público. O sabor que pode ser considerado mais forte por alguns é quebrado com o açúcar de baunilha na borda do copo.
Von Teese High Tea & Cocktail Bar
Muita gente acha que nasceu na época errada. Para quem gostaria de voltar no tempo e ama a capital francesa, há uma solução: o Von Teese. O bar, que também é uma casa de chás, tem inspiração nas artes burlescas e circenses. O nome vem da americana Dita Von Teese, atriz, modelo e artista burlesca norte-americana.
O ambiente tem ares de cabaré francês, com móveis antigos e louça vintage. A música do ambiente vai da trilha do tradicional Moulin Rouge a canções de cabaré, e o público pode desfrutar das atrações culturais da casa, que variam de acordo com o dia: leitura de tarô, oficina de poker, apresentação de pole dance, lira e cancan, entre outras. Mas fique ligado, pois algumas atividade tem cobrança de couvert artístico.
Rua Bento Figueiredo, 32, fone (51) 3028-4908. De terça a domingo, das 15h à meia-noite (portas abertas para entrada até 23h).
Sugestão de Drink
Um dos diferenciais são os teapot cocktails, uma mistura de chá com bebida alcoólica. A infusão de ibisco com xarope de gengibre, canela e saquê é servida quente e leva o nome do bar, Dita Von Teese.
Dirty Old Man
Literatura e embriaguez sempre tiveram uma relação muito íntima na obra de Charles Bukowski. Materializar essa ligação ao criar um ambiente informal foi o trunfo do Dirty Old Man, bar que homenageia o escritor americano e um dos maiores beberrões da história das letras. O nome é uma referência à sua coluna no jornal Los Angeles Open City, Notes of a Dirty Old Man.
Com pouca iluminação, um longo balcão e mesas altas, o bar é decorado com nove máquinas de escrever, quadros com fotos do autor e uma pequena biblioteca. Todos os detalhes pensados com um intuito: fazer o cliente se inspirar em Bukowski para assumir o bar como sua segunda casa. O menu oferece cervejas, drinques clássicos e autorais, além de petiscos e hambúrgueres. Na trilha sonora, rock clássico e jazz.
Rua Lima e Silva, 956, fone (51) 3085-8227. De terça a domingo, das 18h à meia-noite (sexta e sábado até a 1h)
Sugestão de Drink
Um dos melhores drinques da casa é o Manhattan, um clássico da coquetelaria, especialmente para quem prefere sabores mais amargos. O ingrediente principal é o uísque, acompanhado por Martini Rosso e Angostura, uma essência de ervas aromáticas.
Margot
Quem nunca sonhou em viver dentro de um filme? Fazer a vida imitar a arte é proposta do Margot que presta um tributo ao universo criado pelo cineasta Wes Anderson. Com três ambientes e uma pista de dança, o bar leva os clientes a passear por cada detalhe da filmografia do diretor. Na área central, funciona um concierge, inspirado em O Grande Hotel Budapeste (2014). Os vagões de Viagem a Darjeeling (2007) são representados por espaços privados para beber com um grupo de amigos.
Já cereja do bolo e uma das principais atrações da casa é a barraca amarela de Os Excêntricos Tenenbaums (2001) - o sucesso é tanto que os 15 lugares do ambiente já estão reservados até setembro. A estética do cardápio muda de acordo com o ambiente: em um deles, o menu é em forma de carta, fazendo referência a Moonrise Kingdom (2012). Os pratos e drinques são todos batizados com nomes de personagens e objetos dos filmes.
Rua João Alfredo, 577, fone (51) 3254-0141. O bar funciona de terça a domingo, das 19h à 1h, e o club, de quinta a sábado, a partir das 23h.
Sugestão de Drink
O sucesso do bar é o drinque Tenenbaum, cujo nome é inspirado no filme Os Excêntricos Tenenbaums. A bebida leva principalmente vodka e maçã verde, o que garante um sabor mais adocicado.
Quentin's
Espadas japonesas, luz amarelada e uma tinta cor de sangue milimetricamente espirrada na parede. Poderíamos muito bem estar em um dos cenários da saga Kill Bill (2003 - 2004), mas tudo isso faz parte da decoração do bar Quentin's, inspirado na obra de Tarantino. O local oferece 26 torneiras de chopes de marcas locais e internacionais, quadros com cenas de vários filmes do diretor - também exibidos em uma TV perto do balcão. Personagens emprestam os nomes para batizar drinques e petiscos do menu.
Rua Gen. Lima e Silva 918. Funciona às terças, quartas, quintas e aos domingos, das 18h às 1h. Às sextas, aos sábados e em vésperas de feriado, das 18h às 2h.
Sugestão de Drink
A famosa frase de Bastardos Inglórios (2009) é um dos drinques de maior sucesso do bar: "Au Revoir, Shosanna" leva morango, uva rubi, suco de limão, suco de cranberry e espumante demi-sec. A bebida de cor vermelha é adocicada e levemente cítrica.