Combinando uma amizade de mais de nove anos, roteiros nonsense e formatos experimentais, os atores gaúchos Thiago Prade e Eduardo Mendonça lançaram no YouTube o canal de humor Sunga do Tio Valdir.
- O tio Valdir não existe, o nome é uma referência àquele tio bonachão que todo mundo já teve no passado. E por que de sunga? Não tem como ser pretensioso de sunga - explicam.
Os dez vídeos mais assistidos da história do YouTube
Os dez canais do YouTube mais populares no Brasil
Dez coisas para aprender no YouTube
Os jovens, que são conhecidos pelas suas atuações na TV, no teatro e no cinema, resolveram produzir um trabalho autoral para experimentar novas linguagens.
- Não nos vemos muito representados pelos canais de humor que existem atualmente na internet, como o Porta dos Fundos. O Sunga é um projeto de humor anárquico que tem referências de Hermes e Renato e Monty Python - explica Thiago.
Os temas dos vídeos são variados. Num deles, os atores satirizam os livros de colorir para adultos e seu dito poder calmante. Em outro, um nerd de óculos e suéter dá dicas sobre sedução através de trocadilhos bizarros.
- Nós sempre flertamos com o YouTube, já fizemos vídeos independentes e com parceiros. Entretanto, eram vídeos que buscavam audiência e popularidade. Nossa vontade agora é fazer um trabalho autoral e achar a nossa turma, que curte o humor que fazemos. Eu definiria nosso humor como mongolão - complementa Eduardo.
Com poucos meses de vida, o canal já recebeu comentários positivos de grandes nomes do humor na web, como Rafinha Bastos e Os Barbixas. Os atores, que produzem e escrevem todos os roteiros, pretendem lançar novos vídeos semanalmente.
- Nossa pretensão é ver qual é o alcance do nosso devaneio. De repente, podemos atingir gente suficiente para levar os vídeos para o palco em forma de peça ou transformá-los num filme - pontua Thiago.
Para além da internet, os dois atores tem carreiras consolidadas em outras áreas.
Thiago Prade integrou o elenco das peças Adolescer, Peru Nova York, Senhor Kolpert, Chapeuzinho Amarelo - na qual foi contemplado com o prêmio Tibicuera de melhor ator coadjuvante em 2010. No cinema, atuou nos longas metragens Mercado de Notícias (2014) e Real Beleza (2015), ambos dirigidos por Jorge Furtado. Na televisão, atuou nas séries para HBO (Mulher de Fases), Canal Futura (Vida de República) e Globo (Doce de Mãe), além de diversas publicidades e curtas-metragens da RBS TV.
Eduardo Mendonça está no elenco de Bailei na Curva e fez diversos trabalhos para teatro, TV e cinema. Na internet, roteirizou, produziu e atuou em muitos vídeos, entre os quais se destaca o viral Como Fazer Uma Propaganda Eleitoral (2012) com mais de 1,4 milhão de visualizações.
No cinema fez o longa-metragem Menos que Nada, de Carlos Gerbase. No teatro, recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Ator Coadjuvante de 2010, pelo espetáculo Milkshakespeare, dirigido por Camilo de Lélis. Na TV, ficou conhecido no Estado por protagonizar ao lado de Rafael Guerra a série Gre-Nal é Gre-Nal (RBS TV), de 2011 a 2013.
Os dois atores estarão na série Fora de Quadro, série de 13 episódios produzida pela Casa de Cinema de Poa, que estreia no Canal Brasil no segundo semestre de 2015.