Ninguém pode rever uma mesma performance de Wander Wildner. Quando se assiste novamente a um show dele, o próprio artista já se modificou. É nessa constante mudança que o músico se prepara para a apresentação desta quinta-feira.
Wander Wildner lança disco conceitual com carga política
Com ingressos esgotados, Jards Macalé faz show irreverente em Porto Alegre
Leia mais: Arrigo Barnabé inaugura série Irreverentes
Único gaúcho a participar da programação 2015 do projeto Unimúsica da UFRGS, chamada Série Irreverentes, Wander acaba de lançar o disco Existe Alguém Aí?, uma obra conceitual em que a figura "hippie-punk-brega" vira um manifestante político que pega na guitarra para falar sobre a "sociedade atrasada" em que se transformou o Brasil.
Durante a longa conversa, o músico conta que não se adaptou à vida em Berlim, São Paulo ou Lajeado. Hoje, ele reside em Porto Alegre, mas se diz decepcionado com problemas da cidade e do país. Wander não atribui a culpa a um governo específico, mas aos efeitos de problemas que teriam iniciado ainda na ditadura e se prolongado ao longo dos anos, resultando, por exemplo, em um povo com "baixíssima educação".
- Acabei de lançar um disco totalmente rock, em que critico a sociedade, porque era aquilo que eu estava vivendo. Odeio o Brasil, não me considero brasileiro, odeio Porto Alegre, não participo dessa sociedade. A gente tem celular, computador, tudo isso, mas vive numa sociedade atrasada. Mas esse assunto foi encerrado no disco, não me interessa mais nada. Eu faço música, não me prendo a nada - diz.
Tanto que, para o espetáculo desta noite, ele assume o personagem do artista popular. Com um repertório que já acumula sucessos, Wander deve testar um formato de show composto quase completamente por hits - de Bebendo Vinho, que já tem quase 20 anos, a músicas do último disco. Antes, na quarta-feira, ele participa de uma entrevista aberta na Sala II do Salão de Atos da UFRGS. Nessas mudanças que não param, o artista tem só um objetivo:
- Quero ser o melhor possível para o universo, fazer coisas bacanas. Garanto que todo mundo vai sair contente do meu show.
Unimúsica - Wander Wildner
Quinta, às 20h.
Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110), em Porto Alegre.
Gratuito.
Retirada de senhas com doação de 1kg de alimento não perecível, das 9h às 18h, no Mezanino do Salão de Atos da UFRGS.
Entrevista aberta com Wander Wildner
Quarta, às 20h.
Sala II do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110), em Porto Alegre.
Gratuito. As senhas são disponibilizadas por ordem de chegada, no local.