Para aproveitar o fim de semana, Porto Alegre traz boas opções para quem gosta de música, teatro, comédia ou simplesmente quer curtir o dia ao ar livre. Aí vão as sete dicas de ZH para o fíndi.
1. De Odille a Quixote
Sábado e domingo
A partir de sábado, o Russian State Ballet retorna ao RS para apresentações em Porto Alegre, Caxias, Pelotas e Novo Hamburgo (em setembro, será a vez de Lajeado). Dentro de uma grande turnê que passará por 41 cidades brasileiras, a companhia, com 31 anos de atividade, apresentará três balés: O Lago dos Cisnes, que foi mostrado em Porto Alegre em 2013 com outro elenco, Don Quixote e Sheherazade. As coreografias tradicionais chegam com inovações criadas pelo diretor Viacheslav Gordeev. Sócios do Clube do Assinante RBS têm 50% de desconto para si e para acompanhante nos cem primeiros ingressos e 20% nos demais.
2. Exposição na Mamute
Sexta, 19h
Será aberta nesta sexta-feira, às 19h, na Galeria Mamute, a exposição Slide, da artista Patrícia Francisco. Com curadoria de Elaine Tedesco, a mostra reúne fotomontagens e fotoperformances que exploram o futuro decadente da humanidade e questionamentos sobre os problemas ecológicos na atualidade. Aberta para visitação até 7 de agosto, de segunda a sexta, das 14h às 18h, e aos sábados, com agendamento pelo telefone (51) 3286-2615.
3. Café com...
Quer uma boa ideia de passeio no friozinho? Pois vá tomar um café. Em Porto Alegre, a tendência agora é aliar a bebida a outros atrativos - cortes de cabelo, bons achados em moda, filmes, livros e até ciclismo. Veja algumas sugestões de locais no roteiro preparado pela equipe de ZH.
4. 157 anos do São Pedro
Sábado e domingo
Orquestra de Câmara Theatro São Pedro fará concertos no sábado, às 20h, e no domingo, às 18h, no Theatro São Pedro. Sob regência do maestro Antônio Carlos Borges-Cunha, a orquestra executará obras de Mozart e Beethoven. As apresentações marcam o aniversário de 157 anos do São Pedro. Ingressos entre R$ 20 e R$ 80, à venda na bilheteria do local, nesta sexta, das 13h às 18h30min, e no dia do concerto, das 15h até a hora do espetáculo. Sócios do Clube do Assinante têm 50% de desconto no ingresso.
5. Apanhador Só na Redenção
Domingo, 16h
No domingo, às 16h, a banda Apanhador Só fará show acústico ao lado do chafariz central da Redenção (Osvaldo Aranha, s/nº). Com o objetivo de arrecadar dinheiro para a gravação do próximo álbum do grupo e a realização da turnê na Sala de Estar, será passado um chapéu para doações. No repertório, além das mais recentes, como Bem-Me-Leve e Despirocar, serão tocadas músicas pedidas pelo público presente. Em caso de chuva, a data será remarcada. Entrada franca.
6. Divas na TV
Estreia na Netflix nesta sexta-feira o documentário What Happened, Miss Simone? Dirigida por Liz Garbus, a produção apresenta a vida da pianista, ativista e cantora Nina Simone. A história do ícone do black power é contada por meio de imagens dos shows, diários, cartas e entrevistas de colegas e da sua única filha, Lisa. No sábado, mais uma diva da música recebe homenagem. Desta vez, é o ícone do blues, Bessie Smith. Estreia na HBO, às 22h, o filme Bessie. A cantora Queen Latifah interpreta a talentosa cantora, dona de uma personalidade forte. A produção conta a história da cantora desde a infância simples no Tennessee até o estrelato, que a consagrou como uma das principais estrelas da música norte-americana durante as décadas de 20 e 30.
7. A Bela e Fiel Ariadne
De sexta a domingo
Foi pesquisando sobre Keiser que a professora de Música da UFRGS Lucia Carpena travou contato com a ópera Ariadne. Ela compartilha com Silvana Scarinci a direção geral de uma montagem da ópera de Conradi - a única que se conhece das nove que ele compôs - com récitas desta sexta-feira (26/6) a domingo (28/6), no Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes da UFRGS, em Porto Alegre, com entrada franca. É a terceira ópera levada ao palco por professores e alunos da universidade gaúcha (antes, vieram Dido e Eneias, de Purcell, em 2012, e Orfeu, de Monteverdi, em 2013), desta vez em parceria com a Universidade Federal do Paraná. A ópera já foi apresentada, neste mês, em Curitiba, onde Lucia e Silvana haviam dirigido outra versão em 2014.