A idade não deixa nenhum homem impotente. Algumas hipóteses podem ser levantadas quando o problema começa de repente. As mais comuns são estresse, início de alguma medicação nova ou, simplesmente, um período em que a vontade diminui. O difícil é a pessoa admitir que isso possa ser normal, porque a nossa cultura exige, especialmente do homem, que esteja sempre com tesão e pronto para transar.
A grande causa da dificuldade de ereção é o tabu de que homem não pode falhar. Mas as atitudes das companheiras influenciam muito na sexualidade masculina e podem diminuir a libido do parceiro. Diga para a sua mulher o quanto é bom viver com ela e peça a ajuda dela para resolverem este problema juntos. Não adiantam cobranças ou pressão emocional. É melhor se acalmar para baixar a ansiedade e o medo.
Pesquisas apontam que 70% dos problemas de ereção têm causa psicológica, enquanto 30% a 40% têm causa orgânica. Estudos também dizem que, a cada cinco ou seis tentativas, é normal que o homem falhe uma ou duas. Com a falha da ereção, ocorre uma grande angústia, e o homem vai para relação sexual mais preocupado com seu desempenho do que com a sua excitação e a da sua parceira. Isto se torna um circulo vicioso porque ele começa a ter receio do sexo por medo de falhar.
Se o casal não consegue resolver esta situação, o ideal é procurar uma terapeuta sexual, que vai orientá-lo da melhor maneira para solucionar o problema.
Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva um e-mail para falandodesexo@diariogaucho.com.br