Milhões de fãs esperam ansiosos pelo evento que vai conectar 170 países na noite deste domingo: a estreia da quinta temporada de Game of Thrones, às 22h, pela HBO.
A série sobre famílias que disputam o trono em um mundo fantástico, que remete à Idade Média, onde uma muralha divide sete reinos de terras selvagens, alcançou sucesso mundial que pode ser facilmente compreendido pelos números que apresenta. Criada por David Benioff e D.B. Weiss com base na saga As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin, a produção atraiu cerca de 18 milhões de espectadores nos últimos episódios da quarta temporada.
"Demolidor" estreia na Netflix mostrando a origem do personagem
Daniel Feix: "Better Call Saul" e o encanto do perdedor
"Mad Men" se despede da televisão após retratar época revolucionária
A exibição simultânea em todos esses países tenta evitar a quebra de um dos tantos recordes que Game of Thrones detém: a de série mais pirateada do mundo. Tamanha popularidade pode ser explicada pelo tripé sexo, violência e fantasia. Martin, Benioff e Weiss matam sem piedade até os principais personagens. A cada temporada, acontecem pelo menos duas mortes surpreendentes - para surgirem novos personagens na seguinte.
Apesar da ambientação de fantasia, com dragões e zumbis, a política e as relações pessoais não são apenas realistas, mas atuais. E, fugindo do que se espera de um programa de TV "tradicional", Game of Thrones não economiza nas cenas de violência nem de sexo, fazendo a alegria dos fãs.
Entre as novidades da quinta temporada de Game of Thrones está a corte de Dorne
A série foi conquistando sucesso aos poucos. Na temporada de estreia, as excentricidades do roteiro de David Benioff e D.B. Weiss demoraram a cair nas graças do público. Sem uma trama que favorece o bem contra o mal, com personagens queridos sendo eliminados sem piedade e com muitas cenas de sexo, a produção chocou em um primeiro momento, mas, depois, quanto mais temas tabus e mais violência mostrava, mais os fãs iam gostando. Incesto, estupro, decapitações. Tudo isso é exibido sem pudor.
Expectativas para a quinta temporada de "Game of Thrones"
Lista: 25 clássicos para ver na Netflix
Na quinta temporada, que estreia neste domingo, a região de Dorne, que até então era somente citada, será uma das novidades. A terra de Oberyn (Pedro Pascal) vai se mostrar diferente do resto de Westeros e novos elementos vão aparecer, como a família Martell, do príncipe Doran (leia mais ao lado, com spoilers).
Outra novidade será relacionada aos dragões de Daenerys. Em entrevista à revista Monet, a atriz Emilia Clarke revelou que eles serão um elemento importante na trama da nova temporada.
- Eles (os dragões) colocarão a capacidade de dominação dela à prova, mas a personagem continua cautelosa quanto a depender dos poderes deles - disse Emilia.
Confira o especial multimídia que Zero Hora preparou para os fãs de Game of Thrones