Porto Alegre recebe esta semana dois grandes shows de metal. O primeiro ocorre nesta terça-feira, com os holandeses da Epica. O outro é na sexta-feira, com os finlandeses do Sonata Arctica.
Leia outras notícias sobre música
EPICA
Terça-feira, às 21h
Surgida nos anos 2000, a Epica ficou conhecida por investir em um nicho bem específico do metal: o sinfônico. A mistura de guitarras distorcidas com vocais líricos agradou e já se vão seis discos - o mais recente, The Quantum Enigma, é o responsável por trazer a banda a Porto Alegre, terça, no Opinião.
A exemplo dos trabalhos anteriores, The Quantum Enigma se equilibra entre violência e delicadeza. A cargo do guitarrista, vocalista e fundador Mark Jansen, mais Isaac Delahaye (guitarra), Coen Janssen (teclado), Ariën van Weesenbeek (bateria) e Rob van der Loo (baixo), o instrumental não economiza em velocidade e peso. No outro prato da balança, está o agudo doce da musa Simone Simons.
O disco, considerado por Jansen como o "próximo nível" da Epica, é recheado de ambientações, em faixas ora etéreas e suaves, ora evocando pesadelos, e que geralmente excedem os cinco minutos de duração. As composições, divididas entre Jansen e Simone, vão de reflexões existencialistas (Victims of Contingency) a declarações pela liberdade (Unchain Utopia).
Outras canções da Epica também deverão compor o repertório, como as clássicas Cry for the Moon, Storm the Sorrow e The Phantom Agony. O show está marcado para começar às 21h, e os ingressos custam R$ 100.
SONATA ARCTICA
Sexta, às 20h
O Sonata Arctica não nega suas origens gélidas, mas escolheu excursionar pelo Brasil durante o verão. Direto da Finlândia, depois de passar por nove cidades brasileiras, o quinteto toca em Porto Alegre nesta sexta-feira, no Opinião.
No palco, a banda liderada pelo vocalista Tony Kakko mostra seu hard rock influenciado por power metal e elementos de metal sinfônico. Seu disco mais recente, Pariahs Child (2014), base da turnê que a traz à capital gaúcha, é talvez o que mais se aproxime deste último subgênero, com canções como The Wolves Die Young e Love.
Além de músicas de Pariahs Child, o Sonata está recheando seu set list com faixas do disco de estreia, Ecliptica, que completou 15 anos em 2014. Dele, estão presentes algumas das canções mais conhecidas da banda, como 8th Commandment, My Land, FullMoon, Letter to Dana e Replica.
A formação que vem a Porto Alegre, além de Kakko, conta com Elias Viljanen (guitarra), Pasi Kauppinen (baixo), Henrik Klingenberg (teclado) e Tommy Portimo (bateria). O show está marcado para começar às 20h, e os ingressos já estão no terceiro lote, a R$ 120.
Confira abaixo os shows que desembarcam em Porto Alegre nos próximos dois meses:
Metal in concert
Epica e Sonata Arctica se apresentam em Porto Alegre
Com elementos do heavy metal sinfônico, bandas europeias tocam no Opinião
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: