Leos Carax é um cineasta inconstante, que não lançava um longa-metragem desde 1999. Diretor dos cultuados Sangue Ruim (1986) e Os Amantes da Pont-Neuf (1991) - títulos cuja estética influencia levas de realizadores até hoje -, o francês retornou em grande estilo com Holy Motors (2012), produção que finalmente entra em cartaz em Porto Alegre. Vencedor do prêmio da juventude no Festival de Cannes, o impactante filme confirma o talento de Carax como narrador de histórias tão intrigantes quanto sedutoras.
A jornada de Holy Motors começa mostrando um rico homem de negócios saindo de sua casa no campo rumo ao trabalho em Paris. No trajeto a bordo de uma limusine, o banqueiro vende ações e armas pelo telefone - mas subitamente a trama muda de norte quando o personagem traveste-se dentro do carro, transformando-se em uma mendiga, que desembarca em uma ponte da capital francesa para esmolar. Sucede-se então uma série de diferentes "encarnações" durante um dia inteiro do protagonista, cuja estranha profissão parece ser a de levar várias vidas paralelas.
Quem interpreta o camaleônico Monsieur Oscar é o excelente Denis Lavant - ator que já estrelou outros filmes de Carax, inclusive o segmento do diretor no longa em episódios Tokyo! (2008), no qual viveu Monsieur Merde, figura que volta em Holy Motors. Em seu novo trabalho, Carax celebra a magia do cinema e sua prodigiosa capacidade de criar narrativas envolventes. Holy Motors enfileira gêneros: drama, ficção científica, policial, grotesco (o felliniano M. Merde sequestra e leva para os esgostos parisienses uma top model, interpretada pela atriz Eva Mendes, em uma das mais belas sequências do filme), romance e musical (com a cantora australiana Kylie Minogue).
O autor francês divide com o cineasta americano David Lynch obsessões temáticas, como a metalinguagem, o sobrenatural, a indistinção entre ficção e realidade, o fascínio pelo Doppelgänger. Para além de homenagear o mundo cinematográfico, Holy Motors encanta sobretudo por aventurar-se em uma fantasia universal: como seria experimentar vidas diferentes da nossa? É possível ter um vislumbre desse sonho pegando carona na viagem de limusine de Carax.
Holy Motors
De Leos Carax. Com Denis Lavant, Edith Scob, Eva Mendes, Kylie Minogue e Michel Piccoli.
Drama, França, 2012. Duração: 115 minutos. Classificação: 14 anos.
Estreia nesta sexta-feira no Instituto NT
Cotação: Muito bom