Nesta edição do Porto Alegre Em Cena, um dos eixos do festival vai apresentar um balanço da produção uruguaia atual.
Uma das peças que abrem essa mostra é Snorkel, dirigida por Bernardo Trías, com estreia nesta quarta, às 23h, na Sala Álvaro Moreyra (Erico Verissimo, 307).
A seleção uruguaia também traz hoje Humores que Matan, montagem para o texto Central Park West, de Woody Allen (veja as demais peças no quadro ao lado). Snorkel será apresentada de hoje até sexta-feira. Até o início da tarde de ontem, ainda havia ingressos para todas as apresentações. A peça monta um mosaico fragmentado no qual 21 personagens - interpretados por um elenco de nove atores - passam por momentos limite em suas vidas desesperadas, imersas em miséria, violência, sexo, drogas e preconceito.
Contraposta às histórias, há também a encenação de um programa de TV - aos moldes dos talk shows vespertinos nos quais famílias lavam a roupa suja na frente das câmeras. O "programa de TV" serve ele próprio como um comentário à sociedade contemporânea.
- A peça transcorre em duas realidades: a da vida propriamente dita e a da ficção de televisão. Todas as histórias são atravessadas por esse programa com o qual tentamos mostrar como funciona a TV em nossa sociedade: essa lupa que aumenta as próprias misérias - diz Bernardo Trías.
O título da peça é o nome de um aparelho para mergulho. É uma referência à necessidade de os personagens perdidos em suas próprias vidas, conseguirem um sopro de ar.
- A metáfora é essa: para estarem conectados com o oxigênio, os personagens necessitam de um tubo respiratório. A peça é uma alegoria sobre personagens que tentam subir à superfície - comenta Trías.
Snorkel foi escrita pelo jovem (ainda não chegado aos 30 anos) Federico Guerra, também ele ator na peça. O personagem de Guerra é um dos que se desenvolvem de modo mais linear no interior da obra: um jovem urbano de classe média que passa por vários momentos desagradáveis ao longo do espetáculo (perde o emprego, perde a namorada, vai comicamente mal nas tentativas de uma nova conquista). Trías comenta a experiência de dirigir em cena o próprio autor do texto:
- Foi bastante peculiar, trabalhar com um ator que era também o autor, e, portanto, tinha uma visão preconcebida não só de seu personagem, mas de todos os outros, de todo o mosaico. Às vezes, isso era uma vantagem, outras vezes era uma dificuldade. Tínhamos que ver como aproveitar as ideias do autor e, ao mesmo tempo, nos afastarmos para criar o espetáculo como um processo de equipe. Foi difícil, mas interessante.
Programe-se
Além de Snorkel, o Em Cena apresenta outras oito atrações do Uruguai:
Humores que Matan
> Hoje, amanhã e sexta, às 21h, no Teatro do CIEE
> Adaptação uruguaia para o texto Central Park West, comédia de Woody Allen sobre uma psiquiatra abandonada pelo marido.
Vuelo a Capistrano
> Sexta, sábado e domingo, às 18h, no Teatro Carlos Carvalho
> Comédia intimista sobre as relações entre um homem obcecado por pássaros e as duas mulheres de sua vida.
El Lugar
> Dias 11, 12 e 13, às 19h30min, no Teatro Bruno Kiefer
> Texto com influência do teatro do absurdo, mostra vários personagens chegando com sua bagagem a um misterioso "lugar".
Variaciones Meyerhold
> Dias 11, 12 e 13, às 20h, no Teatro Renascença
> Peça enfoca a vida e a obra do ator, diretor e teórico russo Vsevolod Meyerhold, contemporâneo de Stanislavsky.
El Rey se Muere
> Dias 17, 18 e 19, às 19h, no Teatro do Sesc
> Montagem de texto de Eugene Ionesco sobre um rei que, às portas da morte, tem de confrontar seus excessos como monarca.
Madres al Límite
> Dias 18 e 19, às 21h, no Teatro CIEE
> Encenação minimalista em que cinco atrizes dão seu testemunho sobre experiências da maternidade.
Mi Querida
> Dias 18, 19 e 20, às 18h, no Teatro Carlos Carvalho.
> Montagem baseada em conto de Anton Tchekhov: mulher madura conta aos espectadores aspectos da sua vida, como se falasse com visitas.
Niño Enterrado
> 19, 20 e 21, às 19h30min, no Teatro Bruno Kiefer.
> Em texto de Sam Shepard, uma reunião de família em uma casa de campo se torna um acerto de contas brutal com o passado.