Destaque do último fim de semana do 19º Porto Alegre Em Cena, a São Paulo Companhia de Dança realiza uma viagem do clássico ao contemporâneo em um programa com três coreografias, nestes sábado e domingo, às 21h, no Salão de Atos da UFRGS.
Com trajetória relativamente recente, o grupo foi fundado há quatro anos pelo governo do Estado de São Paulo com o objetivo de trazer ao país obras de referência na história da dança.
O espetáculo começa com Theme and Variations, trabalho de 1947 do lendário coreógrafo russo George Balanchine (1904 - 1983), que viveu nos Estados Unidos e renovou o repertório clássico no século 20. Ao som do último movimento da Suíte nº3 para Orquestra em Sol Maior, de Tchaikovsky (1840 - 1983), os bailarinos se revezam em temas que, conforme sugere o título, são retomados em diferentes variações durante 25 minutos. Todo o elenco se reúne ao final em uma grande polonaise.
- A coreografia faz referência à dança clássica do século 19, com sapatilhas de ponta, mas procura um diálogo com a cultura americana em que Balanchine viveu. Há influência do cancã, do sapateado, um flerte com outros gêneros da dança - explica Inês Bogéa, diretora artística da companhia.
Theme and Variations tem como bailarino principal o porto-alegrense Norton Fantinel, 24 anos, que foi solista do Washington Ballet até 2009.
- A última vez que me apresentei na Capital foi em 2009, com o Ballet Vera Bublitz, minha ex-escola, quando estava de férias do Washington Ballet. Sinto-me bem profissionalmente. Escolhi voltar ao Brasil para trabalhar em uma ótima companhia, em que posso fazer o mesmo repertório que faria no Exterior. E mais perto da minha família, que mora em Porto Alegre - conta, por telefone.
Também estão no programa do espetáculo as coreografias contemporâneas Gnawa (2005), do espanhol Nacho Duato, e Supernova (2009), do alemão Marco Goecke. Com sabor mediterrâneo, a primeira trata da conexão entre o homem e a natureza por meio dos quatro elementos fundamentais: água, terra, fogo e ar. Supernova busca no discurso da astronomia matéria-prima para movimentos que indicam dinâmicas de aparecimento e desaparecimento, claro e escuro, vibração e pausa, vida e morte.
Mantida pelo governo estadual, com bailarinos contratados como celetistas, a São Paulo Companhia de Dança passou a ocupar um espaço importante na paisagem artística, segundo Inês:
- Esse trabalho continuado pode proporcionar uma variedade de diálogos com a cena da dança e propor reflexões sobre a área. Isso se dá por meio das coreografias apresentadas e pelas outras programações, como o trabalho de memória da dança e projetos educativos e de formação de plateia.
O modelo de gestão de um grupo mantido pelo poder público pode ser um motivo a mais para os gaúchos prestarem atenção nas atividades da companhia paulista no festival. O Centro de Dança da Secretaria da Cultura de Porto Alegre estuda a possibilidade de criação de uma companhia municipal de dança. São Leopoldo e Caxias do Sul já têm suas companhias municipais. O Instituto Estadual de Artes Cênicas da Secretaria da Cultura do RS informa que não há projeto nesse sentido na esfera estadual.